Olá, pessoas lindas, tudo certo?
Aqui tudo ótimo!!!
Terça-feira, mês de abril começando e olha a gente aqui outra vez (e não é mentira, hein? hahaha) 😀 Hoje, eu trouxe pra vocês um tema bem diferente dos que costumo tratar aqui no CSG… O assunto do dia é: cardápio vegetariano de casamento, pra ajudar quem não come carne a ter mais opções do que só uma massa aos quatro queijos, rs.
Vem comigo!
Não sei se contei pra vocês, mas desde o dia 01/01 desse ano eu tomei a decisão de não comer mais carne. Não dá pra dizer que sou 100% vegetariana, porque acredito que você vai se tornando aos poucos; mas resolvi, depois de muita reflexão sobre o assunto, não consumir mais nenhuma carne, seja frango, vaca e até peixe. Estou me alimentando apenas de leite e seus derivados, ovos, soja, além de toda a cadeia dos vegetais, tubérculos, grãos e frutas disponível. E nunca me senti tão bem! Continuo fazendo a Dieta Dukan, porém em uma versão vegetariana – e, pasmem: está sendo tão boa quanto a repleta de proteínas do reino animal!
Depois dessa decisão, meus olhos se abriram pra um aspecto bem interessante dos eventos em geral: basicamente 95% do cardápio de uma festa possui carne, e isso é muito ruim pra quem não pode ou não quer se alimentar dela. Não dá pra ter aquela velha mentalidade de que “vegetariano só come mato” (isso me dá até coceira!) e pensar que apenas uma salada verde vai suprir a necessidade do seu convidado. Vegetarianos também gostam de comer bem, viu? Comer sem carne não é sinônimo de comida ruim ou sem gosto, muito pelo contrário! Podemos abusar bem mais dos temperos em geral e ganhar uma comida mais colorida, saborosa e cheirosa.
Cenário
Sejamos francos: o que encontramos nos cardápios de festas que podem ser classificados como comida vegetariana?
– Bolinhas de queijo
– Amendoins
– Empadinha de palmito
– Batatinha em conserva
– Muçarela, parmesão e outros queijos da tábua de frios
Se o menu for churrasco, então lascou-se! É melhor ficar só na saladinha, no arroz e na maionese mesmo! Jantar, idem…
Mas e se a pessoa for totalmente vegana, ou seja, não consumir NADA de origem animal – nem leite, nem queijo, nem creme de leite, nada! Como é que faz?
– Como faz pra comer docinho de festa que é feito com leite condensado?
– Como faz para comer bolo que leva leite na massa, leite condensado no recheio e creme de leite na cobertura, por exemplo?
– Como faz pra comer a empada de palmito se a massa leva ovos…?
Gente, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM!
Alimentar pessoas vegetarianas requer sensibilidade e muito amor. É preciso pesquisar, perguntar, questionar… E buscar alternativas. Só assim conseguiremos um cardápio bem bacana com preparações vestidas com roupinha de festa 🙂
Pra você que é vegetariano ou que, assim como eu, possui muitos familiares que não consomem carne, separamos várias ideias legais de quitutes pra serem servidos no grande dia e em qualquer festa que você desejar!
• Espetinho de tomate cereja com tofu ou queijo e manjericão
• Antepasto de berinjela (o que os italianos chamam de Caponata)
• Rolinho Primavera vegetariano
• Espetinhos de legumes
• Strogonoff de proteína de soja feito com creme culinário de soja
• Quibe assado de abóbora
• Salada de Frutas
• Frutas Grelhadas (que podem ou não ser acompanhadas de sorvete)
Sobremesas feitas com leite de soja e geleia de frutas
Viram só como não é tão difícil assim pensar em um cardápio para vegetarianos? Espero que tenham gostado das sugestões. Aguardo pelos seus comentários aqui no post!
Beijinhos da Gabi e até a semana que vem 🙂