Coluna da Bibi

Muitas pessoas já ouviram falar em Aromaterapia mas nem todas entendem muito bem como ela funciona e como pode ser utilizada. Aromaterapia é um método terapêutico natural e complementar que usa óleos essenciais (extraídos de vegetais) para tratar problemas físicos e emocionais. Uma vez que você inala o aroma de um óleo essencial, as moléculas dos óleos demoram 22 segundos para chegar até o nosso cérebro.

Em 2 minutos elas já estarão presentes na nossa corrente sanguínea e em 20 minutos já vão ter atingido a nossa corrente sanguínea e estarão interagindo com todas as células do nosso corpo. A Aromaterapia funciona muito rápido, né?! Eu brinco que Aromaterapia é o The Flash natural 😛

Os óleos essenciais podem ser extraídos de flores, raízes, folhas, seivas, troncos… Tudo depende da planta, por exemplo: tanto o óleo essencial da lavanda quanto o de gerânio são extraídos de flores, os de laranja e limão da casca dos frutos e o de olíbano da seiva. Óleos essenciais podem ser usados diariamente e de inúmeras formas, mas principais são por inalação e uso tópico (na pele).

Eles podem servir para tratar questões e distúrbios não só emocionais como também físicos: desde ansiedade, distúrbios de atenção e depressão até imunidade baixa, desequilíbrios hormonais, dores musculares e problemas ginecológicos. Eles podem ser inalados de diferentes formas, como por exemplo:

  • no difusor natural
  • no difusor de plugar na tomada
  • na roupa
  • na fronha do travesseiro
  • em um tufinho de algodão a ser carregado dentro do bojo do sutiã
  • no colar difusor (também conhecido como “difusor pessoal”)

E também podem ser usados na pele (atuando tb como inalação indireta), através de cremes, sprays, roll-ons, sabonetes líquidos… o céu é o limite!

Mas pelo A M O R da Deusa: não inventem de dar uma de V1D4 L0K4 e saírem usando óleos essenciais sem a orientação de um profissional qualificado, tá bom? Não é porque algo é natural que não pode trazer riscos para a sua saúde.

Falando em cuidados, um outro aspecto bem importante que precisa ser lembrado é que óleo essencial é diferente de essência: o óleo essencial é totalmente natural e de origem vegetal enquanto que as essências são compostas por ingredientes artificiais, produzidos em laboratório e que são tóxicos e extremamente prejudiciais à saúde (principalmente de crianças e gestantes).

Além de procurar pela identificação de essência ou óleo essencial no rótulo, uma outra maneira bem simples de identificar a diferença entre um e outro é pelo preço: o valor de óleos essenciais sempre é superior ao das essências pois eles demandam muito mais trabalho e tempo (o que acarreta maiores custos) para serem extraídos, ao contrário das essências, que são produzidas em larga escala em laboratórios.

Aromaterapia no Seu Casamento

Uma outra forma de usar a Aromaterapia é em eventos, como casamentos. O casal pode conversar com uma aromaterapeuta e fazer um briefing onde será identificado o perfil deles (gostos, personalidade, hobbies, etc) e, a partir disso, será identificado um aroma que seja a identidade do casal. O aroma é então utilizado como identidade aromática do casamento e pode ser incorporado até nas lembrancinhas: saquinhos aromáticos, sprays para perfumar ambientes, e dependendo do aroma, podem ser desenvolvidos até escalda pés ou sais de banho (que também podem ser usados por quem não tem banheira em casa).

Outra possibilidade é, também através de um briefing, identificar quais as principais sensações e sentimentos que o casal gostaria de evocar em seus convidados no dia da festa. Em cima disso, a aromaterapeuta mapeia os principais óleos essenciais que possuem propriedades que se encaixam nessas demandas e seleciona aqueles que melhor se adequam ao evento idealizado.

O aroma desenvolvido -que pode ser de um único óleo essencial ou de uma mistura de dois ou mais- pode então ser incorporado ao ambiente da festa de forma bem orgânica: através de itens de decoração das mesas, arranjos, tecidos (toalhas de mesa, cortinas, tapetes, almofadas) ou até mesmo em sprays borrifadores ou difusores de ambiente.

Legal todas as possibilidades que a Aromaterapia pode nos oferecer, né? Para saber um pouco mais, siga o perfil @bibiolhaso no Instagram e não deixem de acompanhar toda quinta-feira os stories do @casandosemgrana : frequentemente eu dou dicas e receitinhas de Aromaterapia por lá!