Quem leu nosso post de ontem viu que 2014 será o ano da vida organizada por aqui.
Casar com economia requer organização e nós começamos uma série de posts maravilhosos no final de 2013 ensinando vocês a montar um enxoval sem dúvidas e erros. Nossa série continuará e será a primeira série a destrinchar cada item importante numa casa nova que você não pode esquecer de adicionar a sua Lista de Casamento.
O episódio de hoje é colchão. Vambora?
O colchão ideal é aquele que vocês se sentem mais confortáveis. Por isso, é preciso experimentar ou ler atentamente as informações de todos com calma, para não se arrepender. Separamos algumas características dos principais modelos de colchões, que podem ajudar na hora de comprar o que será o colchão dos sonhos do casal.
Colchão de espuma viscoélastica
A espuma viscoélastica conhecida por ter sido desenvolvida pela Nasa, é o que tem de mais avançado no que se refere a colchões. Esta espuma proporciona uma melhor distribuição do peso do corpo durante o sono, gerando assim mais conforto.
Colchão de molas ensacadas ou Pocket
As molas ensacadas ou pocket são colocadas uma a uma dentro de embalagens individuais fazendo com que não tenham nenhum tipo de contato uma com a outra. Isto evita que o seu movimento afete o seu companheiro (a) durante o sono. O que contribui para que cada parte do corpo receba o apoio necessário para manter a coluna em posição correta. E, também por que é recomendado para casais com grandes diferenças de peso. Sempre quando se escolhe um colchão para casal, leva-se em consideração o peso e altura do cônjuge maior.
Colchão de molas Bonnel
As molas Bonnel possuem alta flexibilidade, mas também a firmeza que a coluna precisa para se sustentar. Neste tipo de colchão, na medida em que o peso aumenta maior fica a resistência. Este sistema cria uma estrutura mais flexível e versátil sendo recomendada para a maioria das pessoas.
Colchão de espuma
Os colchões de espuma são classificados por densidade, o que indica a qualidade deste colchão é o fato dele ser de densidade real. Esta é a quantidade de matéria-prima utilizada para produzir a espuma. Quanto maior a densidade, maior será a capacidade do colchão de suportar o peso.
Colchão de mola superlastic
Construído com molas contínuas entrelaçadas e helicoidais no sentido horizontal, com grande quantidade de molas que garantem melhor distribuição do peso e excelente adequação ao corpo. Tudo isto garantindo grande durabilidade do material isolante. Apresenta resistência e suporte ideais para sustentação da coluna.
Ainda sobre colchões
Vocês ainda vão ouvir falar sobre Pillow Top, que é aquela camada adicional de espuma que encontramos em muitos colchões (principalmente os de molas). Quanto se trata do tempo de vida útil de um colchão, consideramos a garantia como prazo de validade e o mesmo deve ser trocado, idealmente, não muito além do fim do período de garantia. Quanto maior for à espessura da espuma, maior será a qualidade do seu colchão. Para os casais que tem muita roupa de cama, é aconselhável ter uma cama box com baú, assim é possível aproveitar mais o espaço do quarto.
Cuidados com o seu colchão novo
- Use sempre um protetor de colchão. Ele protege e prolonga a vida útil. Absorve o suor. É lavável e pode ser impermeável ou permeável.
- Escove e aspire regularmente. Tire a roupa de cama e deixe ventilar.
- Não lave o colchão. Umidade e produtos químicos podem estragar o tecido e provocar alergia.
- Vire o Colchão conforme instruções do fabricante. Há produtos que não necessitam virar, somente alternar o lado que se dorme.
- Evite colocar o colchão ao Sol. As células do produto costumam ressecar sob o efeito do sol e ao voltar à posição natural tendem a perder as propriedades.
- Não é aconselhável utilizar papelão entre o estrado e o colchão. Papelão retém umidade e pode provocar mofo.
- Colchões não devem ser colocados diretamente no chão. Utilize sempre camas, box, ou outras estruturas suspensas. Muitos fabricantes consideram este tipo de uso prejudicial ao produto e até eliminam a garantia.
- Coloque o colchão sempre em estruturas com tamanho igual ao dele. Espaços vazios ou apoios errados podem deformar o colchão.
Conheça os outros posts da nossa série: Como montar meu enxoval
- Parte #1 – Cama (Lençol)
- Parte #2 – Cama (Travesseiros)
- Parte #3 – Mesa de Natal
Agora ficou mais fácil escolher o onde vai dormir com alguém especial, né?!
www.ricardoeletro.com.br/ListadeCasamento
Com carinho,
Ana Ribeiro e Mari Castriota