Oi, gente linda! Hoje vim falar sobre fotografia (coisa que nem amo), mais especificamente, as fotos pré-casamento. Apesar de não serem obrigatórias, eu acho LINDO (pra variar) e uma ótima oportunidade de dar o pontapé inicial na contagem regressiva pro grande dia. Além do mais, é legal ter umas fotos profissionais para emoldurar, fazer quadros e deixar o chá bar e casamento com a cara de vocês.
Vem ver como ficou o meu!
Fotografia: Studio André Barbosa (Facebook / Instagram)
Locais: Casa Vasquez / Ladário / Estrada Parque Pantanal / Porto Geral + Casario do Porto (Corumbá/MS)
Data: 08 e 09 de agosto
Roupas: Próprias, vindas da Riachuelo e Marisa (juro, haha)
Cabelo e maquiagem: Feitos por mim mesma 😀
Fotos de babar, né? Estou apaixonada, não consigo parar de olhar! E se eu disser pra vocês que, com exceção do contrato com o fotógrafo e da tiara de flores que eu ensinei a fazer aqui, não gastei nadinha com essa sessão? Pois é! Todos os locais foram gratuitos e as roupas nós já tínhamos e algumas eu ganhei da minha mãe. Mas pra aproveitar ainda mais esse dia, vou dar algumas dicas:
1- Local e data: Escolhi fazer em Corumbá porque eu AMO essa cidade e desde que vim pra cá botei na minha cabeça que queria fazer as fotos aqui. O ideal é fazer o mais próximo possível do chá bar (caso vocês desejem usar as fotos nesse evento) ou casamento, porque ai vocês terão feito todos os procedimentos estéticos pro grande dia, tipo emagrecer, pintar o cabelo, fazer clareamento nos dentes. Se não vai fazer nada disso, aí não tem tanto problema, escolha a época do ano em que sua cidade fica mais bonita. No meu caso, tive que fazer com quatro meses antes por causa das nossas agendas.
Toda cidade tem pelo menos um ponto turístico que rende fotos boas, mas é imprescindível conversar com seu fotógrafo antes. Ele tem um olho treinado e pode ver um palácio onde você vê um casebre velho. Ir literalmente pro meio do mato também vale a pena! Olha esse exemplo:
Sim, amiguinhos, é o mesmo lugar 😀
2 – Decida suas roupas com antecedência: Coordene seu look com o do digníssimo, com um esquema de cores que combine com o local. Se você vai fazer fotos em um prédio histórico, não é legal ir de roupa muito estampada, florida. Escolha um modelo mais sóbrio.
3 – Você não precisa pagar pela maquiagem: Eu mesma fiz a minha, porque eu queria uma coisa beem sutil, só uma base e um batom. Se você for muuuito inexperiente, peça ajuda de alguma prima ou vizinha que manja dos paranauê, mas vale lembrar que: se você nunca usa maquiagem, pode não “se reconhecer” nas fotos e, por isso, pode não gostar do resultado!
4 – Acessórios: Não tem coisa MAIS FOFA que fotos com o dog! Não importa se seu amiguinho peludo é de raça ou adotado, ele vai roubar a cena com o jeitinho lindo que só os cachorros sabem ter. Alguns exigem mais.. digamos, preparo que os outros (petiscos, carinhos, brinquedos pra chamar a atenção), mas o resultado super vale a pena.
Você também pode usar elementos da profissão de vocês, lousas, elementos de um hobby que vocês tenham (tipo motos, andar a cavalo, camisetas do time de futebol etc), vale tudo!
5 – Preparação mental: Se você ou o noivo estiverem de mal humor, não tem cenário que faça essa foto ficar bonita! Muitos homens não gostam de tirar foto, então aqui vai a dica que usei com o meu: preparei um isopor com cerveja geladinha para ele ir tomando e ficar feliz. Deu super certo, gente! O Marcos, que odeia tirar foto, ficou das 14h às 19h sorrindo e fazendo pose sem reclamar. Também colocamos uma música animadinha no celular mesmo pra perder a vergonha. Um bom entrosamento com a equipe que está fotografando vocês também é fundamental.
Ah, se vocês forem em lugares públicos, SEMPRE vai ter gente olhando e comentando. Evite ficar reparando e se concentre no seu amado e na câmera. Essa “plateia” é formada de pessoas que você não conhece e nunca mais vai ver na vida. Não deixe elas te atrapalharem.
Pesquise diversas poses e ideias para se inspirar. O Pinterest tá ai pra isso, gente! Se você tiver uma ideia do que quer fazer, não vai ficar tão nervosa. Estabeleça uma programação de locais que deseja ir e, com a ajuda do seu fotógrafo, defina os melhores horários de luz para cada local. Em alguns, por exemplo, o espetáculo é o por-do-sol. Em outros, a alvorada fica mais bonita.
6 – Escolha do profissional: Gente, essa é importante. O que vou falar pode parecer que estou puxando a sardinha pro meu lado, mas é sério, gente: não brinquem com a escolha do profissional de fotografia. Ele é a diferença entre uma recordação eterna e um pesadelo que você quer esquecer. No final, o barato sai caro. Pode ver que diversas vezes eu sugeri que vocês pedissem ajuda a ele. O orçamento tá curto? Invista em profissionais em início de carreira, que costumam ter preços mais em conta para ganhar mercado. Dependendo do pacote, alguns profissionais dão essas fotos de brinde ao fechar o contrato do casamento em si.
Os gastos com a hospedagem e gasolina do fotógrafo (que é de Campo Grande) estavam já no pacote, e mesmo assim compensou porque eu usei a dica que dei lá em cima: um profissional que entrou no mercado há pouco e que tem criatividade de sobra!
O André, por exemplo, é formado em Arquitetura mas decidiu que a fotografia era o caminho, então abriu um estúdio e está conquistando clientes com fotos bem clean e criativas. Tipo essa:
Ele fez o casamento de uma prima e eu fiquei encantada pelo resultado. Como já tinha fechado outra empresa pro dia do casamento, decidi fazer as fotos pré com ele!
Por hoje é só, lindos! Beijinhos :*