Baodia pra você (voz nasalada)

Pra mim é bom dia com muita gripe: Dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza, cansaço e uma vontade de dar uma morridinha…sabe?

Ontem fiquei o dia inteiro de cama. Acho que foi a gripe mais forte que eu já tive. Duas amigas da faculdade vieram aqui em casa me dar apoio, já que o Thiagão viajou a trabalho. Uma delas fez aulas de primeiros socorros em um curso de comissário de bordo e chegou a cursar algumas matérias do faculdade de medicina.

Daí eu fiquei pensando (bem groge, mas pensei): “Já pensou se uma noiva que vai se casar na época do frio, pega uma gripe dessas na semana do casamento? O que fazer?!”

Como elas vieram aqui em casa, essa minha amiga fez várias receitas caseiras que me ajudaram a ficar novamente de pé. Daí pensei em dividir com vocês estas medidas SUPER SUPER simples e sem contra indicações, para gripes e resfriados em momentos inesperados…

– Soro caseiro

Segundo ela, quando ficamos doentes, precisamos nos hidratar o dobro do que o comum. Uma boa receita para isso é o soro caseiro. Ainda mais quando a gripe rouba nosso apetite. Anote a boa e velha receitinha:

Para um copo de àgua
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal

– Inalação caseira

A mesma receita do soro. Só que neste caso você deve ferve-lo até borbulhar bastante. Coloque em uma caneca e com a ajuda de um cone de papel faça uma máscara de nome difícil oronasal (que envolva nariz e boca). Você pode fazer essa inalação com chá de camomila também para ajudar em crises de bronquite e sinusite.

– Banho para abaixar a febre

Tome um bom banho de temperatura de morna para o frio. Você pode também fechar a porta e a janela do banheiro e abrir um pouco o chuveiro com a àgua bem quente, fechando o registro assim que subir o vapor. Daí é só ficar lá dentro por um tempo. Isso ajuda a igualar a temperatura do corpo.

– Chás naturais

Camomila, limão, hortelã…além de gostosos, ajudam a nos deixar bem melhores.

Agora, já sabe né? Persistindo os sintomas você deve consultar um médico. Além disso é necessário evitar a auto medicação. Mesmo os remedinhos tradicionais da época que a mamãe nos dava, podem não fazer o devido efeito.


Agora com licença que eu vou lá dar aquela morridinha básica. Foi bom conhecer vocês.


Beijos!