Oi, meus queridos!
Mais uma terça chegou e, com ela, um post gostoso de doçuras para o seu casamento 😀
Hoje nós estamos trazendo uma ideia que pode ser usada no menu ou como lembrancinha… Vamos falar de geleia?
Atualmente encontramos praticamente tudo pronto, né? Mas as geleias caseiras têm um sabor muito mais gostoso que as industrializadas e podem ser um belo e delicioso presente. E, ao contrário do que muita gente pensa, geleia caseira não estraga tão facilmente não: o açúcar (tanto o natural da fruta quanto o adicionado) é conservante natural! Se preparadas e armazenadas corretamente, esses doces caseiros têm validade de até dois meses.
Vamos aprender aqui uma receitinha básica. Seguindo os cuidados e passos indicados, não tem erro!
- 4 xícaras de fruta fresca picada (morango, mirtilo, damasco, manga, laranja etc.)
- 2 xícaras de açúcar (use 2 e ½ para frutas mais amargas)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- ½ colher (chá) de manteiga
1. Escolha os potinhos. O ideal é não reutilizar os potes, tá, gente? Com certeza na sua cidade (ou pela internet) você encontrará lojas especializadas onde poderá escolher o que melhor combina com seu gosto e caiba no seu orçamento.
2. Esterilize os potes. Para fazer isso, ferva os potinhos em água por 10 minutos. Depois, disponha-os de cabeça para baixo sobre um pano limpo, até estar pronto para usar. É essencial fazer isso, pois a presença de qualquer micro-organismo poderá estragar a sua geleia – e não queremos isso, certo? Na hora de retirar o vidro da fervura, o ideal é usar uma pinça (também esterilizada), para evitar contaminação. Lembre-se de esterilizar as tampas também. Se a tampa for de plástico, lave bem e escalde rapidamente – não ferva, para não correr o risco de liberar toxinas típicas do material.
3. Prepare a fruta. Lave e prepare como faria para usá-la para consumo: água corrente, retirando cascas, caroços, talos etc. Se forem frutas pequenas, como framboesas ou mirtilo, não precisa cortar, mas se forem frutas maiores, corte em pedaços pequenos. Espere secar um pouco antes de seguir.
4. Esmague as frutinhas. Ela amolecerá normalmente durante o cozimento, por isso, não precisa passar tanto tempo nesta etapa. Há quem goste ( o/ ) de geleias mais “pedaçudas” e, se assim for, corte em pedaços de 1,5 cm ou maiores e amasse só levemente.
5. Misture gentilmente as frutas já amassadas ao suco de limão e à manteiga. Você pode derreter a manteiga antes para facilitar o processo. O suco de limão irá prevenir a cristalização do açúcar e ajudar a deixar sua geleia menos doce.
6. Leve a mistura ao fogo médio até que ferva completamente, ou seja, a fervura não pára quando você mexe. Mexa delicadamente para evitar que pregue no fundo ou queime.
7. Acrescente o açúcar e mexa até que se dissolva completamente.
8. Baixe o fogo e deixe que cozinhe de 5 a 20 minutos, vai depender da consistência que deseja, da fruta que está usando etc. Não adianta tentar ganhar tempo aqui aumentando o fogo, hein?
9. Para saber o ponto: ponha um pouco da mistura em um pires e passe o dedo riscando pelo meio (cuidado para não se queimar, a geleia estará BEM quente). Se a mistura voltar a se unir sozinha, ainda não está no ponto, deixe mais um pouco. Mas não deixe passar do ponto, ok? A geleia pode açucarar, ficar com gosto de açúcar queimado ou com a consistência “puxa-puxa”.
Dica: mesmo os melhores açúcares contêm impurezas. Durante o cozimento, você notará uma espuma esbranquiçada se formando no centro. Retire-a com uma colher.
10. Retire do fogo e aguarde esfriar um pouco, o suficiente para conseguir manipular.
11. Ponha nos potinhos, mas deixe um espacinho em cima, não encha até a borda. Antes de tampar, limpe bem o pote por fora e em cima, para retirar os resíduos – especialmente da parte de cima, onde ficará a tampa.
- Inspecione os seus potinhos antes de usar. Confira se não tem rachaduras, pedaços quebrados ou algo do tipo. E muuuuito cuidado com vestígios de ferrugem nas tampas se forem de metal, hein?!
- Para uma geleia bem lisa, processe as futas no liquidificador.
- Um professor meu costumava dizer que não tem açúcar nem técnica que faça milagre: se você usar morangos estragados, no final, terá uma deliciosa geleia de morangos estragados. Certifique-se de que as frutas estão boas, firmes e nem muito maduras nem verdes.
- Armazene em lugar fresco e, depois de aberto, na geladeira.
- Dobre a receita no máximo uma vez. Mais do que isso, você precisará de uma panela enorme e, ainda assim, correrá o risco de não dar o ponto. Se precisar de uma quantidade maior, faça mais de uma vez.
- O rendimento, gente, é muito difícil dizer, pois vai depender totalmente do tamanho do vidro que você usar e até do tipo de fruta (algumas desidratam mais, outras menos). Realmente, só testando.
Além da geleia de frutas, você também pode fazer a Geleia de Pimenta que a Sam ensinou a fazer lá no Morando Sem Grana. O visual fica lindo e o gosto melhor ainda!
Agora, é caprichar na decoração e encantar seus convidados! Que tal decorar os potinhos com pedacinhos de renda?
Ou mesmo fazer uma caixinha com minicupcakes (temos várias receitinhas no blog!) e um potinho de geleia?
Tenho certeza de que todos se sentirão especiais recebendo um presente tão gostoso e feito com tanto carinho pelos noivos 🙂
Pra encerrar, deixo com vocês algumas outras ideias para inspirar:
E aí, vamos lá adoçar a vida e o casório com uma geleia deliciosa?
Um enorme beijo a todos e até a próxima semana!