Olá, pessoal, como vocês estão?
Espero que tudo ótimo!
E aí, vamos falar de pimenta? 😀
“Oi? Mas você não costuma falar de gostosuras doces? Como assim, pimenta?”
É isso mesmo! Especialmente para quem está planejando um evento no inverno, dar uma apimentada no menu pode dar um toque todo especial ao seu noivado, chá ou casamento. Seja de forma leve ou intensa (ao gosto do freguês!), existe uma grande variedade de temperos e especiarias à disposição para isso.
Caiena, chipotle, do reino… Vamos lá testar?
À primeira vista, você pode pensar que é mais provável que estas variações sejam usadas em um prato de jantar, pois a pimenta geralmente é adicionada a pratos salgados. Mas ela também combina muito bem com sabores doces e pode sim ser usada na sobremesa. Um pouco de calor pode ser o detalhe perfeito para contrastar deliciosamente com o frio do sorvete ou levar o sabor forte e intenso do chocolate a outro nível!
Dou vários! Sabia que a pimenta contém vários nutrientes que contribuem de forma positiva no nosso organismo? Ela é rica em vitaminas A, C e E, potentes antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento. Para quem não sabe, a substância mais famosa e poderosa da pimenta (e uma das responsáveis pelo sabor picante característico) é a capsaicina, que é altamente termogênica. E, por causa desse efeito, quando usada com moderação ela ajuda a emagrecer! Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e colaboram na queima de calorias.
Outro bom motivo para você apimentar o seu menu é que, quando consumida, a pimenta estimula o cérebro a liberar hormônios que agem como antidepressivos naturais. É assim: ao comer algo apimentado, os receptores da língua e da boca são ativados; eles transmitem ao cérebro uma mensagem básica – a de que a boca estaria “pegando fogo”. O organismo, então, tenta minimizar a situação lançando endorfinas na corrente sanguínea, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e pelo estado de consciência agradável. Ou seja… Sua festa vai ficar ainda mais feliz 😀 hahahahahaha
Abaixo, listo algumas ideias e inspirações para quem quiser experimentar. Você pode aplicá-las às várias receitas que já publicamos aqui no blog ou àquela receitinha da sua avó. A quantidade vai variar de acordo com as preferências de cada um. Eu deixo algumas sugestões, mas você pode ajustar depois de testar 😉
Para os brownies:
Canela e chili podem esquentar o chocolate e surpreender o seu paladar! A pimenta Chilli é uma das 150 variedades de malagueta. Usa-se seca, substituindo a pimenta vermelha fresca. Mas com parcimônia, viu? Pois ela é BEM poderosa.
Como referência na sua receita de brownie, para cada 200 g de chocolate você pode testar 1 colher de sopade canela e 1 colher de chá de pimenta chili moída. Misture as pimentas ao chocolate logo após derretê-lo. O brownie apimentado terá um quê de surpresa: no início o sabor do chocolate e no final um leve ardor… Pra fazer da experiência ainda mais interessante, você pode complementar com um sorvete de creme. Hummm…
Biscoitos de gengibre:
Aquele biscoitinho que faz sucesso no Natal pode aquecer ainda mais o seu coração – e dos seus convidados também! Para cada xícara de farinha de trigo da receita, experimente adicionar meia colher de chá de canela moída, ¼ colher de chá de cardamomo e ¼ colher de chá de pimenta do reino. Biscoitos de gengibre parecem tímidos, mas são crocantes, doces, e o toque apimentado os deixará ainda mais cheios de vida.
Para os bolos:
Hummm… Chocolate com pimenta em forma de bolo, suspiro só de pensar! Experimente adicionar de 5 a 10 grãos de pimenta do reino, ½ colher de sopa de pimenta calabresa seca e um pedaço de canela em pau à sua receita.
Como incorporar? Geralmente o bolo de chocolate leva leite. Então, acrescente os temperos ao leite, leve ao fogo até ferver, espere esfriar, coe e use o leite temperado normalmente na receita. Esta quantidade é sugerida para receitas com cerca de três xícaras da mistura farinha + chocolate/cacau em pó. O bolo terá um toque picante, discreto e agradável acrescido ao sabor do chocolate, o que surpreenderá os convidados.
Calda de chocolate com pimenta:
Essa é fácil, prática e rápida, um verdadeiro coringa! Você pode usar na cobertura de um bolo, com sorvete (baunilha ou menta combinarão especialmente bem), sobre frutas picadas, minitortas, mistura para popcake (para fazer a massa junto com o bolo)… são tantas emoções 🙂
Receita:
- 200g chocolate meio amargo picado
- ½ xícara (chá) leite
- 4 colheres (sopa) geleia de pimenta
Modo de fazer:
- Derreta o chocolate, junte o leite e misture bem.
- Acrescente a geleia de pimenta, misture e sirva!
E, para finalizar, mais uma receitinha rápida e fácil para incrementar as sobremesas do seu casamento. Vai bem pura (como snack) ou acompanhando outros itens. Pode ser feita com antecedência e não precisa do forno. Além disso, você pode usar vários tipos de nozes, amêndoas ou castanhas diferentes. Ah! E sempre pode adaptar a quantidade de especiarias ao seu paladar e dos convidados da melhor forma 😉
Receita:
- 1 colher de sopa de manteiga
- ¾ colher de chá de pimenta caiena
- ¾ colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de canela moída
- ½ xícara de noz-pecã
- ½ xícara de amêndoas inteiras descascadas
- 1 xícara de avelãs ou castanhas (de caju, do pará, etc.)
- ½ colher de chá de sal
Modo de fazer:
- Em uma frigideira média, derreta a manteiga em fogo baixo. Adicione os temperos e refogue por 2 minutos. Mexa sem parar, para que não queime. Adicione as nozes, amêndoas etc., até que estejam todas cobertas com a manteiga.
- Refogue as castanhas por 10 minutos ou até que elas estejam crocantes e ligeiramente douradas.
- Espalhe sobre uma camada de papel manteiga, polvilhe com o sal e deixe esfriar. Pode deixar guardado em recipiente tampado por até uma semana.
E aí, gente, curtiram? Vamos lá aquecer a sobremesa e o coração? ♥
Tenha em mente que, quando se trata de produtos para eventos como noivados, casamentos ou chás, o paladar dos convidados deve ser considerado. Lembre-se de sinalizar claramente que uma comida específica já contém pimenta, pois além de nem todo mundo gostar, é um dos alergênicos mais comuns.
E lembra de contar pra gente depois o resultado, hein? 🙂
Um beijo caloroso a todos!