Olá, noivas atuais, futuras e amantes de casamentos econômicos que estão de plantão…
Tudo bem com vocês? 🙂
Eu continuo aqui na correria louca, tentando conciliar trabalho, faculdade e preparativos do casamento. E olha que faltam apenas quatro meses agora, meninas (Ui, ui… O friozinho na barriga está aumentando já!).
Assim como a maioria dos noivos econômicos, eu e o Leandro decidimos entrar na onda do DIY, o bom e velho “faça você mesmo, meu amor”, pra dar uma aliviada no orçamento e um toque especial aos detalhes do nosso casamento.
E, hoje, trouxe pra vocês um tutorial sobre a primeira coisa que criamos juntos: os convites dos nossos padrinhos!
- Cachepô de papel
- Palha de madeira (aquelas utilizadas em cestas de café da manhã)
- Pacote de bombom (Ouro Branco ou Sonho de Valsa, por exemplo – são uma delícia, né?)
- Caixinha de Bis (com o sabor na preferência do freguês, hehe)
- Balas de chocolate (do tipo Toffees, pra ficar mais chique, rsrs)
- Tecido Juta
- Saquinhos de celofane transparente (que caibam o cachepô e ainda sobre um pedaço na altura)
- Papel Vergê 180 g (branco)
- Vela ou folhas de revista e palha de aço
- Durex
- Tesoura
- Crie a arte do seu convite e imprima no papel Vergê. Eu imprimi em papel branco com impressão em tinta preta, dois convites por folha.
Dica: como a maioria dos nossos padrinhos não são casais, criamos 3 textos diferentes: pra madrinha, pra padrinho ou pro casal. E cada convite tinha o nome da pessoa.
Caso tenham gostado desse modelinho, segue abaixo link editável para download:
Link convites casal | Link convites individuais
Obs. Notaram que não coloquei borda com linha visível, né? Então, agora, corte seu texto de forma irregular e bem ondulado, para que ele fique assim:
Para decorar as bordas laterais que cortamos, temos duas opções (eu usei as duas e adorei):
Primeiro efeito: acenda a vela e vá chegando o papel no fogo, aos poucos. Assim que começar a queimar, afaste o papel ou sopre de leve para ir apagando. Faça isso nos quatro lados. Esse estilo fica mais retrô e lembra um pouco aquelas pergaminhos antigos.
Segundo efeito: pegue uma folha de revista que tenha a cor que você que deixar nas bordas dos convites, e recorte fazendo ondulações semelhantes às que fizemos no convite. Posicione a folha um pouco abaixo da borda do convite e vá deslizando a palha de aço. Repita nos quatro lados.
Conforme você for utilizando a palha de aço, a folha vai perdendo a cor. Mas, daí, é só cortar as ondinhas novamente e continuar a “pintura”.
Assim que terminar, vire o convitinho do lado em branco e repita o processo (só nesse efeito com a revista, no caso do fogo não precisa virar).
Dica: eu usei tons mais escuros, como preto e verde, pra contrastar com o papel branco.
- Hora da montagem…
O cachepô que nós usamos tinha furinhos para amarrar um laço. Então, se o seu também tiver, desfie o tecido de juta, una alguns fios (4 a 6 ficam com uma espessura legal), passe pelos furos e amarre um laço.
Dica: se quiser, você pode substituir os fios de juta por fita de cetim. Nós utilizamos essa pra combinar com a palha que vamos usar no próximo passo 😉
- Encha o cachepô com a palha (eu comprei um pacote fechado na floricultura com mais ou menos 1 kg; fizemos umas 30 caixinhas e ainda sobrou).
Dica: caso não queiram usar a palha, vocês podem substituir por papel de seda – na mesma cor do cachepô, mas em um tom diferente. Também dá pra usar caixinhas de papelão decoradas ou de mdf em vez do cachepô.
Olha o noivo trabalhando gente… rsrsrs
- Depois de cheios, distribua as balas e os chocolates por cima da palha no cachepô.
- Coloque o cachepô dentro do papel celofane e, no fundo da caixinha, cole com durex as pontinhas que sobraram nas laterais.
- Pegue o nosso convitinho – que tinha ficado de lado esse tempo todo – e enrole. Para amarrar, utilize os fios de juta novamente (dessa vez podem ser apenas uns dois).
Dica: caso tenha optado pela fita de cetim, use-a aqui também 😉
- Coloque o rolinho amarrado dentro do cachepô e amarre. Para fechá-lo, novamente utilizamos dois fios da juta.
Dica: nesse caso, vale a dica do passo 8 – utilize a mesma fita ou material em todas as amarrações.
Está prontinho o nosso convite!
Simples, delicado, econômico e o mais importante: feito com muito amor ♥
Infelizmente não temos nenhuma foto da entrega para os padrinhos 🙁 Mas temos boas lembranças da reação de cada um ao receber uma caixinha amarradinha e ficar curioso ao falarmos que tinham que ler o cartão que estava amarradinho lá dentro!
Aproveito para agradecer a todos vocês, “dindos” e “dindas”, por aceitarem nosso convite! ♥
E vocês, leitoras do CSG, espero que tenham gostado e possam utilizar bastante as ideias deixadas aqui 🙂
Vejo vocês em breve…