Oi, meninas. Tudo bem?
Muitas de vocês me perguntaram como fazer o buquê de flores de tecido. Bem, esse buquê é bem complexo, por isso resolvi ensinar por partes. Hoje, vou mostrar como fazer a flor de cetim.
Meu artesanato preferido é fazer essa flor de fita de cetim, além de ser relaxante fica lindo. Você pode usa-la em casquetes, arranjos de cabelo, cintos ou no próprio buquê. No meu casamento, fiz a flor pra colocar no casquete.
E aí, quer aprender?
- Fita de cetim (quanto maior a fita, maior a flor; eu usei a nº. 6)
- Cola quente
- Isqueiro
- Tesoura
Pra começar, preciso dizer: a primeira flor vai ser um pouco difícil. Mas não desista! Eu só consegui fazer uma perfeita na quarta tentativa. Preste bastante atenção nas fotos pra entender a posição da fita nos dedos e vá em frente 😉
1. Corte o começo da fita em diagonal e queime a ponta pra não desfiar.
2. Dobre a ponta da fita e comece a enrolar -pra ajudar, você pode utilizar um palito de dente. Depois de fazer o miolo da flor, passe cola quente.
3. Continue dobrando em sentido horário (de trás pra frente) as dobras da fita que fazem as pétalas; a cada duas dobras coloque um pingo de cola quente.
4. Dê umas 5 voltas e cole a ponta final da fita de cetim atrás da flor (se quiser menor dê menos voltas). Para o acabamento, veja se a flor está bem colocada e dura. Mas tome cuidado pra não pôr muita cola, senão fica aparente e estraga a delicadeza da flor.
Obs. Se for usar pra colocar em cintos ou arranjo de cabelo, corte o excesso na parte de baixo. Pra buquê não precisa cortar.
Dica: coloque o cabinho da flor entre o dedo do meio e o indicador e segure a parte de cima com o polegar.
Pra finalizar, você pode colocar uma pérola no miolo da flor e deixa-la mas sofisticada, vai do seu gosto 🙂
A facilidade de fazer essa flor vem com a prática mesmo. Então não desista, continue tentando. E se tiver alguma dúvida é só perguntar – meu prazer é ajudar vocês!!
Um beijinho e até quarta que vem,