Olha eu metendo a colher na área da Gabi!
Sabe coisa que só se faz por grandes amigas? Pois é… uma amiga casou no civil no fim de semana e eu inventei que faria as marmitinhas com doces pra ela entregar pros parentes que fossem ao cartório. Ai pensei em colocar dentro das marmitinhas 4 brigadeiros gourmet. Sabe aqueles que são vendidos nessas lojas de brigadeiros e que são DE-LI-CI-O-SOS? Pois bem, eles são chamados de gourmet… e são caros pois levam ingredientes especiais.
Pesquisa daqui, pesquisa daqui.. uma consultoria com a Gabi Gasparin, outra com a Flavia… e cheguei à receita. Registrei toda a experiência pra mostrar pra vocês.
Descobri que os brigadeiros gourmet são feitos com ingredientes diferenciados. Por exemplo, chocolate belga, em barra, ao leite. Me senti a mais chic das mortais comprando uma barra de 2,100kg de chocolate belga! Mas custava pouca coisa de diferença de um normal. Paguei na barra cerca de R$28,00 + frete, o nome da marca é Callebaut, e comprei online mesmo – com uma pesquisa rápida no google por “comprar chocolate belga online” você encontra algumas lojas que vendem, e pode escolher a que for melhor pra você. Usei leite condensado Moça também, porque não queria arriscar. E um segredinho: ao invés de manteiga/margarina, usei uma gema de ovo passada na peneira. A Gabi me explicou que ela é rica em gordura e eu li também que deixa a massa do brigadeiro mais brilhante e macia. Como granulado, outro segredo: usei um granulado diferente, também chamado de split, de chocolate belga também, da mesma marca da barra.
Vi um monte de vídeos na internet, até um de uma marca famosa aqui em São Paulo, ensinando a fazer com chocolate em pó. Eu não botei fé. Fiz com o chocolate em barra e cheguei bem perto de um brigadeiro gourmet, dos comprados em ‘brigaderias’. Ficou ótimo e foi muito elogiado.
Vamos às quantidades?
– 1 lata de leite condensado
– 170gr de chocolate picado
– 1 gema passada na peneira
Modo de Preparo
Você separa a gema da clara, e coloca numa peneira. Ai rompe a pele que envolve a gema e espera escorrer na panela..pode dar umas batidinhas na peneira, mas não alisa com a colher..o cheiro da gema está concentrado na pele. Ai o brigadeiro não fica fedendo a ovo (tenho horror!).
Misture ai o chocolate picado (usei ao leite, mas pode ser branco ou meio amargo) e o leite condensado. Antes de levar ao fogo você mistura bem, pra evitar a formação de bolinhas. Feito isso é fogo baixo e braço forte! Mexe sem parar…
O ponto é um causo minha gente: A Flavia me ensinou que depois que ele solta do fundo da panela, o ponto é quando ele vem com a colher. E é mesmo!! Quando você perceber que mexe a colher e ele esta aderindo a ela, pode desligar. Ficou perfeito!!!
Eu resolvi não enrolar, resolvi fazer potinhos pra comer de colher. Confesso que estava com medo de errar o ponto, e por isso essa era a alternativa, mas acabou que deu certo. Mesmo assim eu misturei uma caixinha de creme de leite, para ficar mais cremoso. Coloquei em um saco de confeiteiro e enchi os potinhos. Por cima, os splits. E pra finalizar, colei um lacinho em cada colher.
Um charme!!!
Quem testar, compartilha!
Bjossss