Oi, pessoas lindas!
Tudo bom? Por aqui tudo delícia 🙂
Hoje vou deixar com vocês a receita de uma mousse que eu a-do-ro fazer e que super combina com esse verãozão que está por aqui. Além de ser muito gostoso, todo mundo que prova pede a receita!
É uma mousse em camadas, que pode fazer bonito em ocasiões especiais, ou mesmo para aquele jantar a dois com o seu amor ♥ E vou ensinar, também, um truquezinho legal pra quem quiser servir em porções individuais: chique no úúúúúrtimo para o seu casamento!
Preparados para fazer a Mousse Tricolor?
Essa receita que vou deixar aqui é para três sabores: framboesa, chocolate e chocolate branco. Você pode substituir a framboesa por morango, que também fica muito gostoso, ou por outra fruta de sua preferência. Se quiser substituir por chocolate ao leite vira uma mousse três chocolates 😉 Mas se optar pela fruta mesmo, lembre-se somente de escolher uma que combine com chocolate e que tenha um sabor marcante, caso contrário o chocolate branco irá encobrir totalmente o sabor da fruta.
Vamos lá?
Mousse de chocolate
- 250 g de chocolate meio amargo
- ¾ xícara de creme de leite (pode ser de caixinha)
- 1 xícara de creme de leite fresco ou preparo básico para chantilly industrializado
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de gelatina incolor sem sabor
- 2 colheres de sopa de água
Mousse branco
- 250 g de chocolate branco
- ½ xícara de creme de leite (pode ser de caixinha)
- 1 xícara de creme de leite fresco ou preparo básico para chantilly industrializado
- 2 colheres de chá de essência ou extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de gelatina incolor sem sabor
- 2 colheres de sopa de água
Mousse de fruta
- 1 xícara e ½ de fruta picada (se for pequenina, como framboesa ou mirtillo, pode deixar inteira)
- 250 g de chocolate branco
- ½ xícara de creme de leite (pode ser de caixinha)
- 1 xícara de creme de leite fresco ou preparo básico para chantilly industrializado
- 2 colheres de chá de essência ou extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- Corante alimentício (opcional)
- 2 colheres de chá de gelatina incolor sem sabor
- 2 colheres de sopa de água
1. Prepare a fôrma. Para essa mousse eu costumo usar uma de 25 ou 27 cm. E é necessário que seja uma de fundo removível, ok? Proteja toda a lateral da fôrma com filme plástico e, depois, faça uma cinta de acetato ou papel manteiga (certifique-se de que o acetato ou papel manteiga se sobreponha, para não ficar nenhum pedaço de mousse desprotegido; você pode selar com um pedaço de durex, mas por fora! O durex não pode tocar o alimento).
2. Para as mousses de chocolate e chocolate branco:
- Faça uma ganache com o chocolate e o creme de leite (eu prefiro aquecer o creme de leite + sal e adicionar o chocolate picado até derreter, mas você pode fazer o contrário se desejar). Mexa bem até uniformizar. Espere esfriar, mexendo de vez em quando.
- Enquanto espera o chocolate esfriar, prepare a gelatina: misture o pó com a água e deixe descansar um pouco até que a gelatina absorva toda a água. Quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, esquente a gelatina no micro-ondas levemente (de 10 a 15 segundos, só até ela derreter; se esquentar demais vai perder todo o poder de gelificação). Misture a gelatina ao chocolate.
- Agora, bata o creme de leite fresco ou o chantilly industrializado até formar picos moles. Não bata demais: você ainda precisa mexer para incorporar a ganache, e se mexer demais a sua mousse vai ficar dura e gordurosa ao invés de leve e deliciosa.
- Depois do creme/chantilly batido, junte a metade dele ao chocolate, gentilmente, até incorporar totalmente. Em seguida, adicione a outra metade e uniformize.
- Ponha na fôrma, nivelando e limpando as laterais, e leve para gelar levemente enquanto prepara a camada seguinte, que será feita com o mesmo processo.
3. Para a mousse de frutas:
O processo é o mesmo, você somente irá adicionar o purê de fruta à ganache.
- Separe ½ xícara da fruta escolhida e processe até formar um purê. Se tiver muitas sementes, peneire para remover. Acrescente este purê ao creme de leite no momento de fazer a ganache.
- Siga o restante do processo igual e, no final, acrescente aquela 1 xícara de fruta inteira ou picada.
- Adicione algumas gotas de corante alimentício na cor desejada, para intensificar a cor da fruta.
4. Deixe gelar por, pelo menos, 4 horas, para firmar bem. Depois, desenforme e retire delicadamente o acetato ou papel manteiga. Se precisar, alise a lateral com uma espátula ou as costas de uma faca grande.
Esse foi o último que fiz, com uma base de brownie e coberto com ganache bem fina de chocolate, decorado com morangos:
Para servir no seu casamento em porções individuais, tem duas opções:
1. Em copinhos
Assim como eu fiz no meu Chá de Poesia, lembram? Neste caso eu recomendaria retirar a gelatina, porque ele vai ficar mais fluido e leve. Como estará no copinho não tem problema, e fica mais gostoso. Você pode escolher somente dois sabores, alternando, como eu fiz, ou pode fazer os três.
2. Mini mousses direto no prato ou base de papelão
Para essa versão você vai precisar de tiras de acetato, que você encontra em lojas especializadas em produtos de confeitaria, físicas ou pela internet. Faça círculos de acetato do tamanho que quiser as suas mousses e preencha de um por um ao finalizar cada mousse, usando um saco de confeitar.
Imagem: ontotheplate.wordpress.com
O resultado vai ser mais ou menos assim:
É chique ou não é??? Espero que tenham gostado 🙂
Um grande beijo e até a próxima!
Obs. A imagem principal é do recetasdechocolate.org