Definitivamente entre meus itens preferidos, as bolas de flores ou topiarias de rosas, são perfeitas para decorar chás, noivados, casamentos e tudo o que é comemoração que envolve amor. O passo a passo é simples, econômico e requer apenas um pouquinho de tempo para as repetições das rosas, mas uma vez que você aprende a primeira, as outras fluem facilmente e você pode fazer em qualquer intervalo que tiver, até mesmo enquanto assiste televisão.
Materiais
- Papel crepom nas cores de sua preferência;
- Bola de isopor no tamanho desejado;
- Cola quente;
- Cola branca;
- Suporte para o adorno;
- Régua;
- Pincel para aplicação e tesoura.
Modo de fazer
– Com ajuda do pincel, espalhe cola branca sobre a bola de isopor e cole tiras de papel crepom na cor de suas rosas. Isso evita que a cor branca da bola (ao fundo) destoe da sua arte e padronizar o acabamento mesmo que fique algum espaço entre as flores.
– Deixe sua bola de isopor secar bem após a colagem;
– Para as rosas, meça 5,5cm no papel crepom ainda fechado e recorte uma tira por toda a espessura;
– Abra o papel crepom recortado na medida acima e recorte na metade e em seguida ao meio novamente, obtendo 4 partes iguais – cada uma delas será uma flor;
– Pegue uma das 4 partes recortadas, amasse bem para criar a textura da rosa e em seguida abra novamente o papel;
– Faça uma dobra de aproximadamente 1/3 do tamanho do papel por todo o comprimento;
– Posicione as mãos como se fossem pinças onde, uma segura a extremidade e outra fica a alguns centímetros da primeira;
– Faça aproximadamente 5 voltas com o papel, formando um rolinho o mais fino que conseguir – ele representará o miolo da flor;
– Após marcar o miolo, comece um movimento de franzir e enrolar o papel onde, a mão da extremidade enrola e a mão mais ao centro franze;
– Repita o movimento até o final do papel e, se necessário, ajuste a rosa durante o processo para que ela fique bem certinha.
– Repita o processo, fazendo quantas flores necessárias para preencher sua bola de isopor até o encaixe no suporte (quanto mais larga a boca do suporte, menos rosas você precisará fazer e vice e versa);
– Para aderir as flores na bola, prepare-as primeiro: com a cola quente, cole a extremidade de cada uma em si mesma, evitando com que ela abra ao longo do tempo e, em seguida, corte um ‘rabinho’ que se formou na parte inferior quando você a enrolou para que ela fique rente à bola;
– Feito isso, aplique cola quente na parte inferior das rosas, já sem o ‘rabinho’ e comece a colar uma a uma, deixando o mínimo de espaço possível entre elas e evitando amassá-las contra a bola;
– Ao terminar de colar suas rosas, confira se a sua bola precisa de algum ajuste e ajeite amassando levemente as flores que estiverem mais altas.
De tão querido, já fiz um vídeo para ilustrar o passo a passo e, caso tenha ficado com alguma dúvida, vale a pena conferir:
– Para fazer as bolas e pendurá-las, você vai precisar de uma bola de isopor oca e uma fita de cetim.
– Abra a bola, faça um buraquinho na parte superior e passe a fita por dentro, formando um gancho. Dê um ou mais nós para que a fita fique firme mesmo após colocar o peso das rosas, feche a bola (use cola se necessário) e repita todo o procedimento, desta vez completando a bola totalmente.
– O arranjo para pendurar fica lindo em altares de casamento, sai imensamente mais barato que se fosse feito com flores naturais, cria um efeito bem parecido e você pode guardá-lo depois para decorar sua nova casa.
– Você ainda pode formar guirlandas com as rosas amarrando-as em fio de nylon ou utilizá-las em gaiolas e vidros. Nestes casos, não corte o “rabinho” criado para facilitar a amarração. Como o papel crepom tem suas fraquezas, certifique-se que enquanto estiver fazendo suas rosas elas fiquem longe do sol para não desbotar e mantenha-as longe da água para não manchar.
Fora isso é só colocar a mão na massa e fazer a festa! Confira também algumas inspirações de bolas de flores em comemorações.
Fonte das imagens: Ebay | Terri Smith | The Knot | Mazel Moments
Beijos e até o próximo tutorial!