Oi, pessoal 🙂
Hoje vou falar um pouco sobre aquele item que nos faz sonhar quase tanto quanto o noivo e o vestido: o bolo de casamento!
No mundo inteiro esta peça é também bastante importante, cercada das mais variadas tradições, e pode ter apresentações e sabores bem diferentes dos bolos que estamos acostumados aqui no Brasil – o que pode ajudar bastante a nossa criatividade e nos dar muitas ideias bacanas.
De torres majestosas em bolos confeitados com bico, até decorações com folhas de ouro e prata, há uma infinidade de deliciosas maneiras de celebrar o matrimônio ao redor do mundo.
Vem comigo que eu te mostro já!
Pièce Montée significa “peça montada” e Croquembouche, “crocante na boca”. Seja lá qual for o nome, trata-se tipicamente de uma montagem com profiteroles, recheados com creme de confeiteiro e cobertos com uma fina camada de açúcar caramelado, que dá a crocância a que seu nome se refere. Geralmente, é montado em forma cônica e, na França, é presença quase que obrigatória não só em festas de casamento, mas também em batizados, primeiras comunhões etc.
É necessário fazer os profiteroles separadamente e, depois, com a ajuda de um cone e usando calda de açúcar, grudá-los pra que formem a peça completa. Os profiteroles precisam ser muito bem encaixados, pois o cone deve ser usado somente durante a montagem da peça principal e retirado no final (a pirâmide precisa se sustentar sozinha).
Para um casamento com tema Belle Époque, por exemplo, é uma ótima pedida!
“Mas Camila, o que é profiteroles?”
É uma sobremesa feita com massa açucarada (conhecida como choux), recheada com cremes, sorvetes e caldas, de acordo com a preferência do consumidor 😉
Foto: Parisian Events
Foto: CLH Weddings
Bolos de casamento tradicionais chineses são chamados de Bolo Dragão e Fênix ou Bolo da Felicidade. Esses nomes vêm dos padrões de dragão e de fênix que são desenhados na superfície, normalmente usados pra simbolizar a felicidade. É tradicionalmente feito de pasta de semente de lótus, pasta de feijão vermelho ou pasta de feijão verde, e tem um recheio doce.
Esta pode ser uma opção para aqueles casais que querem algo realmente diferente, criativo e colorido, pois os casamentos chineses costumam ter bastante vida e cor, com direito a noivas lindamente vestidas de vermelho!
Foto: Colin Cowie Weddings
Foto: Pinterest Silver Cake Studio
Na Grã-Bretanha é costume servir um bolo de frutas no casamento. Os fruitcakes, que os britânicos também comem no Natal, são feitos com frutas embebidas em conhaque e podem ser cobertos com creme de manteiga (buttercream) de licor.
Tradicionalmente, a camada superior do bolo é comida no batizado do primeiro filho dos noivos. Um dos mais famosos é o bolo do casamento do Príncipe William com a Kate Middleton, um bolo de frutas de oito camadas com glacê branco feito por Fiona Cairns. Um luxo para aqueles casamentos bem tradicionais!
Foto: E! Online
Os bolos de casamento variam de região pra região no país da bota. Em algumas delas – pasmem – o bolo simplesmente não é servido! =O Agora, nas regiões onde eles chegam a ser (rsrs) o sabor é muito mais importante do que a decoração.
Por lá existem duas opções tradicionais: o millefoglie (feito de camadas de massa folhada, chocolate, creme de baunilha e morangos) ou uma zuppa inglese (sobremesa que lembra um pavê e tem o nome “inglês” pelo tipo de biscoito que leva; pode ser feito de vários sabores). Os covidados podem desfrutar as sobremesas deliciosas enquanto o brinde clássico “evviva gli sposi” – ou “viva os recém-casados” – é entoado pela multidão.
Imagina que sonho um naked cake de massa folhada?! Evviva gli sposi!
Foto: Pinterest Joanette L. Hansen
Foto: The Lake Como Wedding Planner
Foto: Taste Recipes
Bolos de casamento tradicionais gregos são diferentes de muitos outros por serem feitos sem farinha. Consistem de amêndoas, frutas e mel, preenchido com creme de baunilha e frutas e coberto de amêndoas fatiadas. A versão tradicional de um bolo de casamento grego é composta de mel, semente de gergelim e marmelo, o que eles acreditam simbolizar o duradouro compromisso do casal um com o outro. Eles variam de simples a extravagantes e, às vezes, assim como por aqui, têm no topo as figurinhas dos noivos.
Se um dos noivos é celíaco, essa opção de bolo vai fazer bonito e gostoso!
Ah! E por lá também é comum um pão especial de casamento, decorado com miçangas e flores…
Foto: Flickr Krista Guenin
Bom, falei hoje de 5 países. Semana que vem eu falo de mais alguns, ta? 😉 Espero que estejam curtindo e tendo vááárias ideias!
Beijinhos,