Organização é algo muito relativo. O que para um está organizado, para outros pode parecer uma bagunça total.
Logo, é difícil encontrar alguma “planilha” pronta que atenda 100% de nossas necessidades.
Comigo ocorreu isso em todas as buscas por planilhas que auxiliam na organização e planejamento do casamento.
Entre as necessidades, estava uma planilha para listar convidados. Mas não precisava apenas listá-los, mas sim, ter respostas com esses dados.
Baixava várias, percebia os aspectos de cada uma, mas nenhuma englobava todas as minhas necessidades.
Enquanto as planilhas podem ser úteis, elas são muitas vezes uma opção ultrapassada e podem não atender às necessidades dinâmicas de planejamento de um casamento moderno.
Felizmente, com a evolução da tecnologia, agora temos opções mais inovadoras e adaptadas para facilitar esse processo. A Wedy oferece uma plataforma intuitiva que simplifica a gestão da sua Lista de Convidados e RSVP , tudo em um só lugar e com recursos que vão além do que uma planilha poderia oferecer. Diga adeus às complicações e olá para a facilidade e eficiência na organização do seu grande dia!
1º passo!
Caderno, caneta, lápis, o que preferir! Ou melhor, 2! Um para a noiva, outro para o noivo!
Escrevam, nome a nome.
Aconselho a agrupar por famílias, para minimizar as chances de esquecimentos
- Ex:
- Tia Maria
- Tio João
- Primo caçula
- Prima Casada
- Marido da prima
- Filho dos primos
- Tia Joana
- Tio José
- Primo 1
- Esposa do primo 1
- Filho do primo 1
- Namorada do filho do primo 1
- Filha do primo 1
- Filha do primo 1
- Primo 2
- Esposa do primo 2
- (…)
- Esposa do primo 2
A escrita manual tem lá seus aspectos cognitivos positivos, e na hora de digitar toda a lista na planilha eletrônica, você já tem a primeira revisão!
Vamos as colunas de sua planilha!
Familiar? Amigo? De onde?
Esses não são dados essências, indispensáveis, mas pode lhe ajudar (caso necessite) a equilibrar “as tribos” de convidados.
Nessa planilha você encontrará as seguintes opções: Noiva – Amigos – Faculdade/Estudos; Noiva – Amigos – Trabalho; Noiva – Família; Noiva – Vizinhos; Noivo – Amigos – Trabalho; Noivo – Amigos – Faculdade/Estudos; Noivo – Família; Noivo – Vizinhos; Pais do Noiva – Convidados; Pais do Noivo – Convidados; Possível Acompanhante
Possível acompanhante?
Dependendo da antecedência com que a organização de seu casamento é iniciada, é possível que alguns convidados e convidadas conquistem “agregados“.
Sabe aquela amiga que está começando a engajar uma paquera? Tipo isso!
Se você não pretende excluí-los, mencione essa possibilidade em sua lista de convidados. Isso lhe permitirá mensurar os limites máximos de sua lista.
Idades?
Esse é um dado importantíssimo na hora de fechar o pagamento do Buffet.
Preencha de acordo com a regra estabelecida pelo buffet:
Obs.: A diferenciação de sexo pode ser útil caso vá utilizar lembrancinhas diferenciadas, ou para melhor adequação dos cálculos de quantidades de comidas e bebidas.
Prioridade!
Os temidos cortes! Triste isso, mas vez ou outra necessário…
Principalmente quando você está no início das cotações.
Assinale as prioridades de presença dos convidados:
Convite?
Não é pouco comum ouvir relatos de noivos que, na empolgação, acabam por encomendar convites para todos os convidados…
Para evitar esse equívoco, bem como obter números mais precisos para suas cotações, indique se deve ser ou não emitido o convite.:
Nome para TAG ou calígrafo?
Se desejar, utilize para facilitar a produção de “etiquetas” para os convites, ou envio dos dados para calígrafos.
Envio por correio?
Mora distante e não será possível entregar pessoalmente? Marque a necessidade de envio por correio. Assim que os convites ficarem prontos, separe os convites que precisam ser enviados via Correios.
Lembrancinha?
Aqui vale o mesmo dito sobre os convites.
Chá?
Se pretende fazer algum tipo de chá (bar, cozinha, lingerie, casa nova, bingo, arraiá, jogo de futebol, etc. e tal), assinale quem serão seus convidados também para o chá.
Daí você já tira número de convidados, quantidade de convites e lembrancinhas necessárias. Apenas assinalando SIM ou NÃO!
Bebida alcoólica?
Um grande receio no caso de cardápios que contemplam bebidas alcoólicas é se vai faltar bebida!
Para estimar a quantidade necessária com um pouco mais de precisão, indique, conforme seus conhecimentos, os convidados que curtem um “etanol”…
Faça os cálculos, converse com o pessoal do Buffet e fique um pouco mais segura nesse sentido!
Confirmação de presença
Se desejar, caso não tenha outro recurso para contabilizar as confirmações de presença, utilize a coluna correspondente.
Endereço?
Se considerar necessário, indique endereços.
Somatórias dos dados!
Deixei prontinha pra vocês as tabelas. Basta preencher a aba “Lista de convidados CSG” que as tabelas da aba “Somatórias” já serão preenchidas.
Edição da planilha
A planilha está disponível para edição, para que possa atender adequadamente suas necessidades. Porém, não há como viabilizarmos nenhum tutorial de manuseio do Excel. Caso não tenha muita familiaridade, por favor, recorra aos conhecidos que possam lhe socorrer! ; )
É isso!
Como dito no início, organização é relativo, e para você talvez essa planilha possa não fazer muito sentido. Mas se fizer, espero que lhe seja bastante útil e possa auxiliar suas decisões!
E agora?
A lista de convidados é um dos passos mais importantes na organização do casamento. Mas, na verdade, a lista de tarefas da noiva é bem mais longa que isso. Um checklist de casamento pode ajudar a saber quando e qual tarefa executar sem perder nenhum detalhe.