E hoje chega ao fim a primeira temporada (como se fosse série de TV, anram, hahaha) de perguntas e respostas do O Especilista Responde. Já já a gente volta por que o mais vocês tem é dúvidas, né não? Mas sabe o mais legal de tudo isso? É que muitas desas dúvidas nos inspiraram para escrever posts e, quem sabe, construir outros projetos. Vamos ver se rola 🙂
A gatinha da Amanda Mazaro respondeu mais 6 dúvidas dos mais diferentes temas. Espero que vocês gostem e continue ajudando a esclarecer essas “simples” mas “chatas” questões 😉
Isso depende muito de cada buffet Daniele, veja se tem algo escrito no contrato e caso não tenha converse com o responsável pelo buffet. Alguns não cobram, outros cobram metade do valor e outros cobram o valor integral de um convidados comum.
O primeiro passo é ir até a igreja onde vocês se casarão para marcar a data e pedir o requerimento (o requerimento deve ter a assinatura do celebrante), com ele assinado vocês devem ir até o cartório próximo a sua residencia juntamente com 2 testemunhas para dar entrada no pedido (isso deve ser feito com 30 a 60 dias antes da data).
Em média 20 dias após vocês terem dado entrada no cartório, ele vai emitir um documento chamado Certidão de Habilitação. Esse documento deve ser entregue a igreja para que posso acontecer o casamento religioso com efeito civil.
Após a cerimonia, vocês devem levar o Termo de Religioso com Civil para reconhecer firma da assinatura do celebrante e depois disso apresentar o termo ao cartório. Os noivos tem o prazo de 90 dias após o casamento para apresentar o termo no cartório, caso contrário vocês continuarão solteiros…rs cuidado!!
Quanto as taxas, a igreja será a sua melhor fonte. O valor em média para o casamento civil (não inclui o religioso) é de R$330,00.
Oi, Laís
Não é obrigada não. Mas pesquise hotéis na cidade que façam um bom pacote para uma quantidade maior de pessoas. Assim você ajuda os convidados e todos ficam felizes.
Oi, Nágila
Não é de bom tom colocar tempo máximo de entrada. O ideal é colocar 35minutos antes do horário previsto para inicio no convite. Por exemplo: Vocês casam as 17h, coloque no convite que o casamento será as 16h25.
Olá, Meireane
Sim, você pode ser mal interpretada ao pedir dinheiro. Hoje em dia existem diversos sites de casamento onde você pode montar uma lista fake, assim os convidados estariam comprando algo e vocês receberem em dinheiro. É uma maneira de receber o dinheiro sem pedi-lo necessariamente.
Oi, Mariana
Já vimos de tudo em casamentos que animaram os convidados. Karaokê, disputa entre bandas, stand up, photo booth. Pensou em alguma dessas possibilidades? O CSG tem uma lista com muitas outras.
***
E assim encerramos essa série do O Especialista Responde e voltamos em breve com mais dúvidas, colaboradores e respostas bacanudas como essas.
Beijos!