Oi, pessoal. Tudo bem?

Durante toda a preparação do casamento, as noivas, geralmente, sempre pegam boa parte da organização pra si, tanto pelo fato de querer realizar tudo à sua maneira, ou porque o noivo não leva nenhum jeito; talvez não faça a menor questão em colocar a mão na massa, ou ainda, é daqueles que tem vergonha até da própria sombra e, também não sabe diferenciar um azul turquesa de um azul sereno ou pulsante… Mas, e quanto o noivo é daqueles que quer colaborar em tudo?

Sim, meninas, essa espécie existe e está fora de extinção! Já foi o tempo que o homem deixava tudo para a noiva organizar, fazendo com que antes do grande dia, a noiva já estivesse à beira de um colapso.

A época que a noiva era o centro das atenções também acabou. É claro que sua entrada é um momento superesperado, mas o noivo também tem seu valor, até porque sem ele não existe casamento e ele não precisa ser um mero coadjuvante, quando pode ser o protagonista, mostrando-se presente durante toda a organização, além de sua presença elegante e alegre, que faça não só sua noiva brilhar, mas que brilhe junto com ela.

cleber-massao-2

Tempos passados, cada vez mais essa espécie de noivo se mostra presente, em todos os quesitos da preparação para o casamento, seja para ajudar nas escolhas das cores da decoração até as lembrancinhas dos convidados e, ainda, disposto para perambular por toda cidade, fazendo degustações de doces, bem-casados e até carregar as mil e uma tranqueiras que você insistiu em procurar na Rua 25 de Março, muito conhecida aqui em São Paulo. Sim, sim, existem homens assim!

ENTÃO, SEU NOIVO É ESSE CARA? Arregace as mangas e divida os trabalhos, assim vocês se divertem na caminhada ao altar e ainda conseguem preservar a organização sem irritação, estresse ou desentendimento causado por sobrecarga de trabalho e pressão.

Veja abaixo algumas das tarefas que os noivos PODEM e DEVEM pegar para si:

– Comprar o anel do casamento;
– Comprar, mandar fazer ou alugar o seu traje;
– Tratar dos papéis burocráticos do casamento;
– Fazer a lista dos seus convidados;
– Escolher as alianças;
– Planejar a lua de mel e noite de núpcias;
– Escolher o carro dos noivos;
– Cuidar do bar: escolher as bebidas que serão servidas no casamento;
– Escolher o DJ da festa. Negociar preços, condições e conversar sobre o tipo de músicas a tocar;
– Escolher o fotógrafo. Negociar preços, condições e conversar sobre o tipo de trabalho.

Sim, é claro que algumas dessas tarefas precisam da ajuda da noiva, mas se o futuro marido quer ajudar, é uma forma de dividir a responsabilidade, mostrar que realmente pode e quer participar de todos os momentos da organização do casamento.

Por isso, dar palpites, participar das escolhas, criticar, sugerir, encontrar alternativas, em vez de falar e ficar sentado são ações incríveis que podem e sempre devem ter, sem que haja críticas ou julgamento por parte da noiva, que quase sempre organiza tudo, porque tradicionalmente, os noivos não participam muito dos preparativos, pelo fato das noivas os rotularem como “personagem”, sem o espaço nobre e devido. Já repararam que todos os convidados ficam de costas para o noivo quando a noiva entra na igreja? Mais uma ação que fazemos sem pensar, mas que mostra o pequeno papel que o noivo tem perante esse momento.

Seu noivo quer participar? Deixe, e deixe bem solto para ele se sentir bem livre e fazer o que tem vontade, porque o dia também é dele, lembra-se? Se ele prefere o bem-casado da Glorinha que custa R$ 0,50 a mais que o da Suzana, deixe… Ele também consegue visualizar que as finanças de vocês não suportarão mais gastos, mas se mesmo assim, ele ainda prefere o doce da Glorinha, por que não? Você vai implicar por isso?

Aceite as sugestões de seu companheiro, escute com carinho e faça ele entrar na brincadeira. Agora, é o melhor momento para vocês começarem a entender a forma da união que logo se submeterão.

cleber-massao-1

E, com toda essa contribuição do grande noivo, o dia terá um jeitinho dos dois, que poderá ser visualizado por quem realmente conhece vocês. Além disso, vocês vão rir muito durante todo o planejamento, compartilhar de vários momentos especiais; ter mais tempo para sair e ficarem juntos curtindo o amor, e aumentar a cumplicidade e ter mais tempo para imaginar como será o futuro a dois.

Só não vale mesmo exigir muitos dos noivos em questões, como decoração, cor, flores e outras coisas que cabe mais ao sexo feminino, agora em outras, explore com carinho….rs.

Dúvidas???? Manda para vivian@casandosemgrana.com.br.

Beijão, bom fim de semana!

assinatura_vivian

 

 

 

 

 

Fotos: Cleber Massao