Um dos principais protagonistas do dia do sim, para muitas noivas, é o vestido. Dentre as muitas noites sem dormir imaginando o modelo ideal e as inúmeras referências nas pastinhas de inspirações, há sempre a preocupação financeira – como conseguir o modelo dos meus sonhos com a verba que eu tenho? E o que é mais vantajoso: alugar ou comprar pronto um vestido de noiva?
Os preços podem variar muito, mas também tem outros fatores que podem pesar para um lado ou para o outro e este post tenta fazer um dossiê completo de todos os prós e contras.
Fonte: Pinterest
Vantagens e desvantagens do aluguel
Os pontos positivos
- Possibilita ter vestidos de renomados estilistas ou bem elaborados por um preço menor do que se fossem comprados.
- A noivinha pode realizar o sonho de usar um vestido ‘inédito’, já que sempre há a opção de ter o primeiro aluguel.
- A loja é responsável por deixar o vestido perfeito para você, então é possível ajustar um pouquinho as medidas.
- É prático: após o grande dia, você devolve para a loja e não tem preocupação nenhuma em lavar e guardar em casa. Guardar uma roupa tão delicada é uma das grandes preocupações das noivas após a festa.
Fonte: O Amor é Simples
Já os negativos são
- Pouca possibilidade de grandes modificações no modelo, já que o vestido será comercializado depois.
- Encontrar o vestido dos sonhos, ser o primeiro aluguel e você precisar pagar mais caro por isso. Vestidos usados 1 vez são, em geral, 30% mais baratos e os mais antiguinhos chegam a custar metade do valor.
- Para as mais apegadas, pode ser doloroso se ‘despedir’ do vestido e saber que ele não estará para sempre com você.
- Vestir um modelo que já foi usado várias vezes por outras noivas.
- Você fica limitada ao que as lojas de aluguel oferecem e pode ter que fazer várias visitas até encontrar o modelo ideal. Acredite, muitas noivas compram online, recebem em casa e não se imaginam fazendo toda essa maratona até encontrar o ideal!
- Regras rígidas de devolução. É sempre importante deixar tudo claro antes de fechar o negócio, para não acontecer de ter que pagar uma alta multa por entregar o vestido com algum dano pequeno, por exemplo.
Já quem quer comprar encontra um outro cenário
As vantagens
- Foi-se o tempo que comprar era a opção mais cara. Hoje, existem sites brasileiros (como comprar usados no Enjoei e os vestidos de noiva simples e não tradicionais d’O Amor é Simples) e estrangeiros que oferecem vestidos de noiva a preços bem acessíveis, como AliExpress.
- Será para sempre seu! O vestido do jeitinho que você sonhou, pesquisou, decidiu, escolheu e, mais importante, esteve ao seu lado no dia do SIM estará para sempre na sua casa. Dá pra tirar do armário de vez em quando e matar a saudade e relembrar as memórias.
- Passar de mãe para filha. Reforçando o item anterior, muitas mulheres veem o vestido de noiva como uma importante herança a ser passada adiante. Acredite: muitas filhas reformam o vestido da mãe em uma costureira de confiança.
- Diferente de mandar fazer, o vestido está pronto e, assim que bater o olho, pode comprar e já levar pra casa – poupando semanas de espera até ter ele em mãos.
- Como o vestido é seu, pode fazer a customização que quiser. Para quem gosta de vestido de noiva simples, pode até usar ele depois. Um longo rendado branco pode muito bem ser usado em uma noite de ano novo!
- Quer desapegar? Dá para revender quando quiser! Hoje em dia há alguns sites como Enjoei e Noivas Por Um Dia que dão aquela forcinha para você revender e ainda fazer um dinheirinho extra.
Fonte: Pinterest
Contras
- Para quem busca exclusividade, pode não ser a melhor opção já que as marcas têm limites de modelos a cada nova coleção.
- Cada customização e ajuste vai custar mais dinheiro e isso pode fazer com que a noiva extrapole o orçamento sem perceber.
- Mesma coisa que falamos acima sobre tempo: pode levar várias visitas em diversas lojas até encontrar o seu.
- É preciso guardar de forma adequada para não sofrer danos com o tempo.
Qual forma mais se encaixa com você? Lembrando que o segredo é sempre fazer um bom planejamento financeiro antes de tomar uma grande decisão. Para muitas, o vestido é o item número 1 e é onde menos se pretende economizar; para outras, há prioridades maiores e a verba do vestido é mais limitada.
Fonte: Vestido e Noiva
Ainda está na dúvida? Para dar aquela ajudinha final, a gente separou algumas perguntas que podem ajudar a orientar a decisão:
- Quanto dinheiro eu tenho para investir?
- Minha ansiedade me faz querer ter o vestido em mãos imediatamente após a escolha do modelo?
- Tenho um espaço adequado para guardar o vestido em casa?
- Quero usar o vestido novamente?
- Imagino meu vestido de noiva como parte da herança que quero deixar para minha filha ou nora?
- Quero gastar pouco e investir em outras coisas? Quais são elas?
Você é uma noivinha que vai comprar ou alugar? Conta pra gente!
Até o próximo post!