Sempre que Mercúrio está retrógrado eu costumo receber mensagens diárias no @bibiolhaso de pessoas que querem entender um pouco melhor a respeito, de uma galera que tá apavoradinha, de quem quer umas dicas… Então, como Mercúrio está e fica retrógrado até o dia 12 de julho, resolvi compartilhar com vocês algumas das perguntas frequentes.


“Mercúrio realmente se movimenta pra trás quando ele tá
retrógrado?”.
Não, na verdade é uma ilusão de ótica! Doideira, né?! Pra
entender melhor isso, é necessário termos em mente um fato bem importante: Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, por isso, o movimento feito ao redor dele é bem mais curto que o da Terra, já que ela está mais afastada do Sol.

O que é mercúrio retrógrado?


Enquanto a Terra demora 365 dias (1 ano) pra dar uma volta completa ao redor do Sol, Mercúrio leva só 88. Por isso, Mercúrio já deu de 3 a 4 voltas no tempo que levou pra Terra dar uma única voltinha. E também é justamente por isso (e pra desespero geral…) que no período de 1 ano, Mercúrio fica retrógrado de 3 a 4 vezes.


A retrogradação não passa de uma ilusão de ótica causada por
essa diferença de tempo de trajeto de Mercúrio ao redor do Sol,
em comparação com o da Terra.

Quando Mercúrio e a Terra estão próximos um do outro e do
mesmo lado do Sol, tá tudo “normal” para nós que estamos
observando da Terra. No entanto, quando ele nos ultrapassa, isso
faz com que Mercúrio pareça que está mudando a trajetória e indo
para trás quando na realidade ele está seguindo sua trajetória e
mantendo seu rumo normal.

“Qual o impacto de Mercúrio retrógrado?”


Em “termos energéticos”, quando Mercúrio fica retrógrado é
como se ele estivesse passando feito um trem a mil por hora por
nós, que estamos a pé, caminhando bem perto dos trilhos dele.
Quando o trem passa, vamos sentir todo o deslocamento de ar, a poeira que ele vai levantar, as pedrinhas que podem vir e bater nas nossas canelas e todo aquele barulho ensurdecedor.


Em termos práticos, isso se traduz em reflexos bizarros que vamos sentir em maior ou menor escala (já já você vai entender o porquê disso) aqui na Terra em todas as esferas regidas por Mercúrio: meios de transporte, ensino, comunicação (incluindo eletrônicos), comércio, finanças…


“Por que parece que algumas pessoas são mais impactadas por
Mercúrio retrógrado do que outras?”


É a posição de Mercúrio no seu mapa astral que determina se você será mais ou menos influenciada nesse período. Usando a mesma analogia do trem: a posição de Mercúrio no seu mapa pode colocar você mais “próximo” ou “longe” dos trilhos, quanto mais perto, mais você sentirá todos os reflexos dele passando.


Sabia que Mercúrio retrógrado pode ser um período favorável? Juro! Tudo vai depender do posicionamento de Mercúrio no seu mapa. Por isso, uma sugestão: comece a notar o quão pesada (ou leve!) a temporada de Mercúrio retrógrado realmente é pra você, sem se deixar levar pela influenciação de terrorismos astrológicos!


Julgue o que realmente é verdadeiro para você, sem levar em
conta a verdade e a percepção do(s) outro(s). Aproveita e já anota na agenda pra fazer essa observação nas próximas vezes que Mercúrio ficar retrógrado: de 12 de outubro a 3 de novembro de 2020; e depois em 2021 de 30 de janeiro a 21 de fevereiro; de 29 de maio a 23 de junho e de 26 de setembro a 10 de outubro.