Oi, gente. Como é que estão as coisas por aí?
Aqui tudo azul – literalmente!

Hoje é terça-feira, dia 15 de abril. Ou seja, falta exatamente 1 mês pro nosso casamento no civil e 31 dias pra cerimônia religiosa e a festa!!! E vou contar uma coisa pra vocês: a minha ficha ainda não caiu… rsrs

Gente, que loucura que é casar, né? A vida dá um giro de 180º! É inacreditável pensar que, daqui há poucos 31 dias, serei uma jovem senhora casada. Sério isso, Brasil? Quase 8 anos de namoro, muitos planos e projetos e, agora, estou prestes a concretizar tudo o que por tantos anos estava só em nossos sonhos. Isso é, no mínimo, a coisa mais emocionante que vivi desde que me formei na faculdade!

Vou contar como estão os preparativos finais e dar algumas dicas que foram importantes pra mim:

Casando sem assessoria e sem cerimonialista

Eu não contei pra vocês, mas nós estamos nos casando sem assessora e sem cerimonialista. Não que eu ache besteira contratar uma, mas com esse meu excesso de organização e por ser uma “vasculhadora” do mundo dos casamentos, eu simplesmente não vi necessidade – e lógico que o quesito dinheiro também pesou um pouquinho, afinal, aqui no vale do Paraíba (interior de São Paulo) os preços estão bem abusivos.

Mas o que eu quero dizer é que NÃO é um item de extrema necessidade e que você pode casar tranquilamente sem essas profissionais, como está acontecendo conosco. Em contrapartida, você vai precisar de muita organização e um pouco de calma pra colocar suas tarefas no papel de forma ordenada, além de uma amiga ou amigo pra ajeitar a cerimônia religiosa no dia do casamento – se for esse o seu caso, como é o meu. Aqui, já recrutei uma querida amiga pra organizar a fila dos pais e padrinhos e pra fazer a sincronia com o cara do som, que já está com a sequência exata das músicas e nada mais.

Quanto mais você adiantar, menos trabalho na reta final você terá!

Comecei a planejar nosso casamento com 2 anos de antecedência. Na verdade, contando desde quando ficamos noivos (março/2012) até o casório, vão ser 2 anos e 2 meses que tivemos de planejamento. Esse foi o tempo certo pra colher inspirações e arrumar tudo: juntar as garrafinhas pra decoração e pinta-las; fazer os convites de forma bem artesanal, do jeitinho que queríamos (olha a foto deles aqui embaixo do texto ;)); fazer as lembrancinhas, o buquê de broches e o cabide pra pendurar meu vestido; encomendar o vestido de noiva, a roupa do civil e o vestido de florista da China; comprar o sapato pela internet; procurar itens de decoração vintage, como máquina de escrever, telefone antigo, porta-retratos etc.; fechar o buffet de comida; comprar as bebidas do casamento, as forminhas e os materiais pros doces e pro bolo; dar entrada com os documentos no civil e no religioso; fechar a lua-de-mel; entregar os convites; fazer o teste de cabelo e maquiagem (ficou lindo gente!) e fazer nosso chá-bar. Além de comprar nosso apartamento, dar entrada com mil papéis no banco, esperar a chave ser entregue e, depois, contratar pintor, pedreiro, vidraceiro, marceneiro, eletricista… E ir atrás dos móveis do quarto, sala, cozinha…

UFA! Gente, nunca na história do Brasil 2 anos passaram TÃO rápido! É por isso que eu digo, aqui e s-e-m-p-r-e nos e-mails que respondo: quer casar tranquila, sem dívida e com tudo o que tem direito? Então, se antecipe o quanto puder! O tempo passa rápido e, na reta final, ele voa! Fazendo isso, você não vai ter “quase” nada pra resolver na semana do seu casamento 😉

Imagem1

Dinheiro: administre ou você será refém dele!

Jamais, em hipótese alguma, case sem saber quais são as suas reais condições financeiras. O importante é ter em mente:

  • Quanto de grana eu tenho? 5 mil, 10 mil… 20 mil?
  • O que eu consigo fazer com essa grana que tenho? Eu consigo só casar no civil, no civil e no religioso ou no religioso e dar uma festa?

Tudo isso vai depender do quanto você pode gastar.

Já adiantando pra vocês em quanto minha planilha de casamento fechou: R$11 mil pra 120 convidados. É econômico? MUITO! Consegui preços extremamente econômicos com fornecedores ótimos, porque pesquisei, vasculhei, fui atrás de alternativas pro casamento e deixei muita gente de fora da lista de convidados, escolhendo as pessoas que realmente fazem a diferença na nossa vida. E juro que já estou feliz com tudo, porque vamos casar sem dívidas, com tudo pago à vista e, ainda, um dinheiro guardado na poupança 😀

Mas tudo isso é questão de administrar o dinheiro que você ganha. Eu e meu noivo estamos beeem longe de ganhar o salário dos sonhos, e não contamos com patrocínio de ninguém pra cerimônia, nem pai, nem mãe, nem ninguém. Cada centavinho saiu do nosso bolso e foi pago com muito suor.

Trabalhe o seu psicológico, ainda que nada dê certo

É quase impossível pedir isso pra quem está prestes a se casar, mas minha amiga, sente aqui no meu divã, vou te contar uma coisa: não vai adiantar NADA você dar chilique, espernear, gritar, surtar com seu noivo, com sua família, com seus padrinhos… Nada disso vai valer a pena e só vai contribuir pra mais um cabelinho branco na sua cabeça.

Ficar estressada só piora a situação, ainda mais quando for algo relacionado ao dinheiro. Já teve meses aqui que o dinheiro estava curto por muitos motivos, eu olhava pro tanto de coisas que ainda tinha que pagar e as únicas coisas que eu pensava era: CONTINUE REMANDO! Mesmo que o mar esteja bravo e a tempestade seja muito forte, continue, continue… Você vai ver que depois desse seu esforço algum resultado vai surgir 😉 Não pare de remar, não ceda ao nervosismo ou ao estresse. Faça cara de paisagem, deixe o vento levar aquela sua vontade de matar sua sogra, de estrangular sua cunhada ou mesmo aquela amiga que decidiu dar um piti faltando 1 mês pro seu casamento!!! Deixa tudo de lado e pense só no real motivo que está te levando pro altar: o amor entre você e seu noivo.

Depois que eu comecei a focar nisso, “todas as coisas me foram acrescentadas”, como num passe de mágica 🙂 Coloque mais foco nas suas ações de vida que os resultados serão certos!

Fé em Deus, que Ele é justo!

Nunca, jamais, de jeito nenhum perca a . Eu sempre acreditei em algo maior do que o meu ser, essa força linda e poderosa; mas, agora, depois de ver todos esses sonhos realizados, eu só posso confirmar que existe um Deus maior do que tudo! Pois, pra quem não tinha expectativa de se casar tão cedo, vendo todas as suas amigas se casando e você ficando para trás, eu me perguntava: “Por que está demorando tanto conosco? Por que pras outras pessoas o processo é tão mais rápido do que o nosso?”.

Todas as noites eu pedia em oração pra que Deus tomasse a frente desse casamento, que Ele ficasse conosco, e que cada contrato, cada passo fosse guiado pela mão Dele. E, numa dessas noites de conversa, me veio na cabeça uma frase que nunca mais vou esquecer:

“Deus não demora, ele capricha!”

Então, eu desejo do fundo do meu coração que toda a sua apreensão, todo o seu abatimento, todas as suas dificuldades estejam nas mãos de Deus, pois foi nisso que me agarrei durante todo esse período de planejamento.

post-da-gabi-expectativas-para-o-ultimo-mes

São as melhores possíveis! Aos poucos estou desacelerando e parando as máquinas, porque a última coisa que eu quero é chegar no dia do meu casamento toda descabelada e estressada por ficar correndo pra lá e pra cá. Então, estou com o freio de mão puxado, fazendo as coisas bem lentamente, evitando a fadiga (rs) e qualquer situação que me leve a ficar cansada mentalmente. Agora posso dizer que é só casar mesmo! O tempo está correndo, mas não há mais nada grande a ser feito, a não ser esperar alguns móveis da casa que estão pra chegar – e só! Os convites já foram entregues, a família já está toda preparada pro casório… Meu coração está bem mais tranquilo com relação a tudo.

Uma boa dica é fazer uma avaliação sobre os preparativos com seu noivo. Eu e o Vinicius fizemos isso outro dia, conversamos por muitas horas sobre tudo, falamos como vai ser nossa vida de recém-casados, pensamos em todos os desafios que ultrapassamos. E, no final, a gente riu de tudo, por mais difíceis que tenham sido os momentos 🙂

Bem meninas, acho que é isso. Agora é só casar!

Um super beijo e até a semana que vem…

assinatura_gabi_nova