Oi, gente!

Hoje eu vou falar sobre um pequeno tropeço que estou enfrentando durante os preparativos para o casamento e que, caso você não seja seu próprio chefe, pode vir a enfrentar também: o que fazer se você ou seu noivo perder o emprego nessa fase?

Em primeiríssimo lugar: quem é a fonte financeira principal do seu Grande Dia? É você? Seu noivo? Seus pais? A maior parte do dinheiro está guardada/aplicada ou é retirada do salário mensal? Seja realista aqui, coloque cada centavo no papel e examine o que ainda falta ser pago. Seus próximos passos dependerão disso…

 

noiva-desempregada-cenario-1

O montante principal está guardado ou aplicado

85ca75c8f0aec457_shutterstock_117596293.jpg.xxxlarge_2x

Se esse valor dá pra pagar os fornecedores maiores, como buffet, local, decoração e fotografia, seu caso é um pouquinho menos pior, por assim dizer. Mas não dá pra agir como se nada tivesse acontecido. Um emprego novo pode demorar a vir e você pode acabar tendo que fazer retiradas nessa poupança/aplicação. Converse com a sua família e com o seu noivo. Se eles puderem segurar as pontas por você até a maré virar novamente, tudo bem. Caso contrário, coloque suas prioridades em ordem. Deixe tudo o que não for essencial por último.

Se o valor que você tem não cobre as despesas maiores, minha sugestão é que você segure os preparativos por alguns dias e foque sua energia em encontrar um novo trabalho. Se a procura se estender muito ou se seu casamento estiver marcado para daqui 1 ano ou menos, negocie com os fornecedores. Veja quais condições de pagamento eles oferecem.

 

noiva-desempregada-cenario-2

Você não tem dinheiro guardado, mas a família está ajudando financeiramente

casamento-economico-são-paulo-decoração-rosa-azul-faça-voce-mesmo (3)Vocês viram esse relato da vovó que realizou o sonho da neta e deu o
casamento de presente pra ela??? http://bit.ly/1p601uX

Assim que possível, tenha uma conversa franca com o noivo e  a família. Analise a situação, veja até onde todos podem ir. Preocupe-se em fechar os grandes contratos antes. Considere a possibilidade de diminuir a lista de convidados e fazer algumas coisas você mesma (lado bom: serve de passatempo enquanto o novo emprego não aparece :D).

De novo, listinha de prioridades! Veja o que já fechou, o que precisa ser fechado em um futuro muito próximo e o que pode esperar mais um pouco.

 

noiva-desempregada-cenario-3

Sem dinheiro guardado e a família não tem condições de ajudar

couple_bills

Não se desespere! Nem tudo está perdido. Dê uma pausa nas visitas aos fornecedores e tome um tempo para pensar. Caso tenha parcelas que vencem num futuro próximo, a primeira coisa a ser feita é renegociar ANTES do vencimento. Explique sua situação e veja o que pode ser feito. Muitas empresas retiram 1 ou 2 parcelas e acrescentam o valor às próximas, dando um tempo para você correr atrás de uma nova fonte de renda.

O dinheiro da rescisão contratual, do FGTS ou da multa podem ser utilizados para pagar um ou mais contratos grandes? A renda do seu noivo (ou sua, caso a demissão seja dele) é suficiente para abarcar as despesas? No pior dos casos, considere as possibilidades de diminuir o tamanho da festa ou, até mesmo, de adiá-la (tome cuidado com os contratos já fechados).

 

***

 

No final, tudo tem solução! Dá sim para contornar essa pedra no caminho e ainda ter o casamento dos sonhos 🙂 É tudo uma questão de jogo em equipe e planejamento.

 

Boa sorte e um beijão,

assinatura_heloisa-garcia