Muita gente hoje considera o trabalho de uma cerimonial indispensável na organização do casamento.
Elas indicam fornecedores, organizam a agenda de tudo, te lembram do que falta fechar e dos prazos-limite pra isso, te mandam parar e respirar quando vem um surto de AIMEUDEUSSOCORRODEUMERDA. Mas hoje eu quero contar pra vocês – ou melhor, lembrar vocês – que, embora muito importante, o cerimonial antes do casamento não é um item imprescindível. Em minha opinião.
Eu ainda penso que é necessário contratar alguém para o dia do casamento, que fique responsável por ficar de olho nos detalhes, organizar a cerimônia e cuidar da festa, já que é no mínimo cruel pedir para que a mãe/tia/amiga fiquem por conta disso, e assim não aproveitem a festa. Mas a contratação do cerimonial para o dia do casamento costuma sair muito mais em conta que uma assessoria completa, e pra nós, sem-granetes, isso é extremamente importante!
Eu organizei todo o meu casamento sozinha, correndo atrás das contratações e detalhes. Você confere o resultado aqui e aqui. Contratei cerimoniais para o dia apenas, mas elas se dispuseram a ajudar com assessoria antes também, sem custo extra – mas não achei justo usar um serviço que não contratei, e já tinha me planejado para cuidar de tudo. Acho que não é comum uma noiva fazer o que fiz, já que minhas cerimoniais lindas ficaram LOUCAS com meu sumiço delas por meses, receosas de que eu tivesse deixando algo passar. Mas deu tudo certo, e vou dividir aqui com vocês como eu consegui!
Pra começar: Foco
Se você vai organizar seu casamento, a primeira coisa que você deve ter é uma ideia muito clara do estilo da sua cerimônia, da sua festa, das suas vontades (e quais delas são necessárias e quais podem ser deixadas de lado), e do seu orçamento. Evite também ficar pegando ideias pela internet e entulhando sua lista de afazeres durante os preparativos, já que isso pode te causar um gasto extra e desnecessário de tempo e dinheiro.
Eu, por exemplo, sabia que queria me casar numa chácara, num fim de tarde, ao ar livre e com uma janta simples – e, acima de tudo, queria me divertir, que meus convidados se divertissem e que todo mundo se sentisse ‘em casa’. Por isso, restringi minhas buscas de lugares apenas a chácaras, e buffets que não trabalhassem apenas com cardápios fechados. Com isso, não perdi tempo ligando e visitando lugares que não me atenderiam, e tempo é precioso!
Liste as necessidades
Pra uma cerimônia, você precisa de:
- Uma noiva e um noivo;
- Um lugar;
- Um celebrante ou escrivão;
- Pessoas queridas.
Para a festa ou comemoração, você precisa de:
- Uma noiva e um noivo;
- Um lugar;
- Comes e bebes;
- Música;
- Pessoas queridas.
Notaram que o básico não inclui nem decoração? Precisar, a gente precisa de muito pouco. O lugar pode ser sua casa, a música pode ser de um mp3, os comes e bebes podem ser petiscos e suco. Aí entra o balanceamento entre o necessário, suas vontades e suas possibilidades. Pode alugar um salão, um Buffet e contratar um DJ pra resolver o lugar, comes e bebes e música? Coloque em sua lista/planilha os itens ‘salão, buffet e DJ’, com uma descrição dos seus parâmetros. Mais ou menos assim:
- Salão: Chácara com área aberta para cerimônia e salão fechado para a festa ou possível realocação da cerimônia em caso de chuva. Teto de valor: R$xx
- Buffet: Com cardápio sob medida e bebidas inclusas. Teto de valor: R$xx
- DJ: Música para cerimônia e festa, iluminação simples. Teto de valor: R$xx
Assim você já começa a definir quais fornecedores podem te atender ou não de cara, agilizando o processo de orçamentos e fechamento de contratos. No próximo post, falo mais sobre antecedência, prazos e definição de detalhes.
Até!