Olá, meninas…

Faltam 66 dias pro meu grande dia geeeeeeeeeeente!!!

E pra você quantos faltam? Tudo pronto? E da saúde, já cuidou???

Então povo bonito… hoje era o dia de contar como foi meu Chá Bar, mas eu não consegui pegar fotos suficientes para ilustrar esse post – que vocês vão adorar (certeza). Por isso, vamos falar de um detalhe que faz parte dos preparativos e muita gente acha um costume ultrapassado: OS EXAMES PRÉ-NUPCIAIS! Não deixe de fazer o de vocês!

Há um ano você está sonhando com o casamento e planejando a vida a dois. Já se preocupou com a decoração, comida, vestido, lembrancinhas, mas… e a saúde do casal???

Os exames pré-nupciais são extremamente importantes para as pessoas que já tem uma vida sexual ativa, quanto para quem não tem. E é fundamental para os casais que planejam ter filhos. Pois a avaliação de doenças sexualmente transmissíveis, má formação do útero ou qualquer outro problema para engravidar podem ser evitados se diagnosticados a tempo.

Eu sei que para quem depende da saúde pública é um pouco mais complicado, mas como são, basicamente, exames de sangue e muito importantes, acho que vale a pena gastar um tempo no posto de saúde mais próximo da sua casa ou incluir os custos dos exames particulares nos gastos com o casamento. Pois, nada vale mais do que nossa vida e saúde, né?

No meu caso, eu aproveitei o plano de saúde da empresa, fiz uma visitinha para a Drª Clarissa – minha ginecologista –  avisei que vou me casar e ela pediu uma bateria de exames.

Esses exames vão identificar e prevenir o casal de certos problemas bem inconvenientes durante o casamento. São assuntos delicados de se tratar, mas são absolutamente necessários! Os exames podem detectar se o casal tem alguma incompatibilidade sanguínea que poderia vir a afetar uma futura gravidez, DST’s que muitas vezes não se manifestam fisicamente mas estão ali conosco, parasitoses e infecções (que podemos estar carregando sem sabe e pode afetar diretamente o bebê numa gestação), analisar e se preciso atualizar a carteira de vacinação… entre outras muitas possibilidades. Além disso, é uma ótima oportunidade do casal tirar várias dúvidas sobre saúde e sexualidade com o médico (ninguém aí nunca ficou com medo de menstruar no dia do casamento ou durante a lua-de-mel? Nosso ginecologista é a pessoa mais indicada para falarmos sobre esse tipo de coisa!) e por aí vai.

Exames esses que não são apenas para nós mulheres, os noivos também devem fazer, viu?!

EXAMES GERALMENTE SOLICITADOS

Para as noivas:

– Hemograma completo;

– Doenças sexualmente transmissíveis: Hepatite B e C, sífilis e AIDS;

– Doenças que podem ser transmitidas para o feto: Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus;

– Tipagem sanguínea para comparar com a do companheiro e do feto;

– Além dos exames ginecológicos preventivos (que deveriam ser feitos anualmente).

Para os noivos:

– Hemograma completo;

– Doenças sexualmente transmissíveis: Hepatite B e C, sífilis e AIDS;

– Tipagem sanguínea para comparar com a da companheira e do feto;

– E o espermatograma.

*OBS: Os exames podem variar de acordo com o médico ou as características dos pacientes. Não faça nada sem consultar um médico antes.

É isso aí meninas, espero que quem ainda não providenciou, não deixe de ir ao médicos se cuidar e garantir o início de uma vida a dois tranquila e segura.

Beijos e me escrevam: fe.lopes@casandosemgrana.com.br

 

assinatura_fernanda_lopes