Oi, pessoal. Tudo bem?
Vamos falar sobre aquele momento de empurra-empurra em casa? Quem lava a louça, lava o banheiro e as janelas, tirar pó dos móveis, passa a roupa. Sim, as terríveis tarefas domésticas! Há quem goste, quem não suporta, quem enrola ou sai correndo. Sim, não é nada divertido, vamos concordar, mas se todos colaborarem pode ser mais um momento de sintonia, de conversar e até de namorar, claro sem esquecer os afazeres.
Para começar, uma conversa sincera sobre as funções que cada um pode exercer dentro de casa é bem interessante. Tem gente que detesta algo sem motivo nenhum, ninguém nasceu sabendo, isso é fato, mas deixar de colaborar só por ter nojo ou não saber, definitivamente não dá.
Homens colaboram sim! Ridículo a mulher cuidar da limpeza e organização do lar, enquanto o homem fica jogado no sofá assistindo qualquer tolice futebolística, no bar, no estádio ou apenas em uma quadra qualquer se divertido e você vestida de “Amélia” em casa. Nada disso! Homem trabalha dentro e fora de casa, que isso fique claro! Não aceite mimar ainda mais a criança, se você não está a fim de manter isso para sempre.
A organização das tarefas pode ser simples, como por semana, por mês ou apenas pela combinação diária. Durante todo o mês de janeiro um cuida da roupa e o outro da comida, ou seja, a parte da roupa compreende a colocar as roupas na máquina, estender, tirar do varal, passar e guardar. Enquanto o outro, cuida da comida, somente a preparação. É claro que a comida não é uma simples lasanha de caixinha. Refeições de verdade, com carnes, verduras e saladas. O que não quer dizer que o outro não pode simplesmente passar no mercado para comprar algo necessário para a receita do dia. Cooperação sempre!
É claro que vai ter aqueles dias, principalmente sexta-feira ou sábado, que uma pizza ou um jantarzinho fora de casa cai superbem, mas isso não atrapalha em nada a rotina das tarefas, ok? Um descanso para o(a) cheff de cozinha da vez é mais que merecido, afinal, dá um trabalhão bolar o rango todo dia.
Bom, para ficar um pouco mais fácil para vocês que estão começando ou logo começarão essa vida a dois, preparei um pequeno cronograma do que fazer todo dia, toda semana, todo mês e quando tiver tempo sobrando. Coisas bem óbvias eu deixei de lado, mas não se esqueçam delas, por favor!!!!
TODO DIA
Lavar e guardar a louça, organizar a pia da cozinha;
Limpar o fogão;
Limpar a pia do banheiro e vaso sanitário.
TODA SEMANA
Lavar as roupas (do casal, de banho e de cama);
Varrer toda a casa;
Passar pano no chão com desinfetante ou algo de sua preferência;
Trocar roupa de cama, mesa e banho;
Tirar pó dos móveis;
Passar a roupa da semana;
Trocar o lixo de toda a casa;
Lavar o banheiro completamente.
QUINZENALMENTE
Limpar refrigerador;
Limpar micro-ondas;
Limpar computador.
TODO MÊS
Limpar o freezer;
Limpar janelas;
Passar pano úmido nas portas;
Limpar estofados com aspirador
Lavar tapetes, colchas e saia de colchão;
Higienizar telefones, teclado do computador, interruptores, interfones;
Lavar as janelas.
SEMPRE QUE SOBRAR TEMPO
Lavar almofadas e travesseiros;
Limpar o teto de cada ambiente;
Virar os colchões.
Gente, cada um sabe melhor do que qualquer outra pessoa como se organizar. Dividir tarefas pode parecer chato, mas também não é justo outra pessoa ficar responsável por todas elas, concordam? Então, para simplificar, façam um plano ou pequeno esboço dele, preguem na parede, na geladeira ou qualquer canto e sigam em frente.
Não esqueçam: a divisão de tarefas deve ser a mais honesta e justa possível. Nada de explorar quem fica em casa ou quem pega três conduções para chegar ao trabalho todo santo dia e chega moído em casa, compreensão, sempre! Tem dias que nosso corpo pede um descanso, uma hora a mais de sono, então, tolerância.
Evitem críticas, briguinhas à toa ou qualquer atitude que possa levar às discussões. Sim, limpar a casa não é fácil, vocês já estão vendo, né?
Se o orçamento de vocês estiver um pouco menos apertado, talvez haja a possibilidade de pagar uma pessoa no final do mês para dar aquele brilho na casa. Sim, uma diarista custa em média de R$ 70 a 95 (SP). Uma vez no mês, de repente dá para enquadrar quando vocês não conseguirem seguir o cronograma à risca. É um dinheirinho, mas vale a pena, assim você descansa um pouco e tem tempo para curtir o maridão no final de semana, sem se preocupar com a casa.
E se você gostou dessas dicas, vai gostar das outras que temos postado no Morando sem Grana!
Acesse: www.morandosemgrana.com.br
Gente, por hoje é isso.
Um beijo enorme em vocês!