Olá, gente boa!
Desejo que esteja tudo bem em sua vida, caminhando como deve caminhar 🙂

As dicas que trago hoje podem não ser nenhum mapa da mina para muitos de vocês, mas acredito que pode ser útil para tantos outros.

Posso até estar mega ultrapassada mediante o mundo de aplicativos, do qual faço parte há pouco tempo, mas foram essas as alternativas das quais eu tive acesso no segundo semestre do ano passado, quando a primeira dança começou a preocupar meus neurônios…

Nós não queríamos uma valsa tradicional, que é uma dança maravilhosa quando bem dançada – e não seria esse o nosso caso, pois não havia tempo disponível para encaixarmos ensaios para alguma coreografia. Pesquisamos (pesquisei!) e decidimos (convenci!) que a valsa diferente seria a nossa solução!

Também chamada de valsa divertida ou valsa maluca, trata-se de um pout-pourri, um mix de diversos trechos de músicas unidas, algumas vezes remixadas e acrescidas de sons e efeitos especiais, que o casal utiliza para a primeira dança de uma maneira mais descontraída.

De posse da solução, restava descobrir ferramentas fáceis para implementá-la e, claro, com economia.

Busquei por softwares para edição de áudio e vi que há uma infinidade deles à disposição em sites como Baixaki, Superdownloads etc. Alguns mais completos outros menos. Alguns mais complexos outros menos.

Baixei alguns para testes, e os softwares que perante minhas habilidades foram mais fáceis de utilizar são:

Optei por escrever previamente, no bom e velho papel, os trechos das músicas que gostaria de incluir, observando também a sequência mais adequada para colocá-las.

Em seguida, você irá precisar dos arquivos MP3 dessas músicas, que é possível obter por diversas maneiras, seja por sites de downloads, por softwares específicos ou por conversão de seus CDs e DVDs.

No caso de seguir uma sequência específica para dispor as músicas, salve os arquivos numerando-os com essa sequência, de forma a facilitar seu trabalho no momento de realizar a junção dos arquivos 😉

 

Cortando os trechos

Essa é a carinha do software:

mp3-1

1. Mantenha um papel próximo a você para anotar o tempo inicial e final de cada trecho.

2. Abra o arquivo e inicie a reprodução:

mp3-2

Você poderá ouvir a música no próprio Free MP3 Cutter. Durante a execução o cursor irá se mover, e você poderá avançar ou retroceder movimentando-o com o mouse.

mp3-3

3. Anote o tempo inicial e final do trecho desejado e especifique-o nos campos “Mark Start” e “Mark End”:

mp3-4

4. Em seguida, clique em “Play selection” para ouvir o trecho selecionado. Se estiver tudo certinho, clique em “Save selection” para salvar o arquivo.

5. Nomeie o arquivo e salve numa pasta separada dos arquivos originais, para facilitar os passos seguinte:

mp3-5

 

Juntando os arquivos:

1. Abra o programa “Freemake Audio Converter”

mp3-6

2. Clique em “+ Áudio” para adicionar os arquivos que você recortou e mantenha ativada (posição “on”) a opção de juntar arquivos, à direita da tela.

3. Adicione os arquivos, eles serão listados. Em seguida, clique em “Para MP3”, no canto esquerdo inferior da tela.

Mp3-7

4. Nomeie e salve o arquivo na pasta desejada.

Prontinho! Eis seu mix de músicas pronto para bailarem 😀

Se desejar, você pode incluir efeitos sonoros na transição de um trecho para outro. Há softwares que fazem essa junção e já os inclui, como há, também, softwares destinados somente a inclusão desses efeitos. Eu não tive tempo hábil para tentar essas melhorias…

É claro que essa é uma alternativa mais amadora, caseira, e é claro que há serviços profissionais disponíveis para essa finalidade. Avalie suas habilidades com informática versus sua saúde financeira, e tome as decisões corretas para a realidade de vocês.

 

E, para fechar, deixo nosso mico à disposição. Não nos preocupamos em fazer nada muito perfeitinho e escolhemos músicas que já remetiam às coreografias, basicamente músicas das décadas de 1980 e 1990 com algumas mais recentes.

Foi muito bacana, tirou o fôlego, mas valeu a pena! Muitos nos disseram que ficaram surpresos e não esperavam nada do tipo 🙂 A filmagem ainda é a amadora… E a pequenininha que aparece é minha priminha linda, que ama dançar!

 

Beijo, gente!
Fiquem com Deus 🙂

assinatura_maristella