Alegria, alegria! Mais um tutorial para animar sua sexta e facilitar sua vida, no CSG! Hoje vou ensinar como fazer uma placa rústica de madeira com informações de direções para os seus convidados se guiarem no espaço de festa do seu casamento. Ela vai ficar linda de viver em casamentos no campo mas também vai trazer o clima do campo para quem vai se casar em espaços fechados mas não abre mão de uma decoração rústica com cara de ao ar livre.
Preparados? Tomara pois além de fácil esse é mais um dos tutoriais que, depois de prontos, mataram a gente de orgulho 😀
VÍDEO
Assine o quanto antes nosso canal no Youtube e fique sabendo primeiro dos tutoriais que saem aqui e de outras novidades que virão em breve.
Materiais
- Ripas de madeira – tamanho a gosto. As nossas tinham mais ou menos 10 cm x 50 cm e a quantidade você decide também. Consiga um pouco mais da quantidade que vai usar para deixar de reserva, caso algo dê errado.
- Um pedaço de madeira para ser fincado no chão – é nele que vamos pregar nossas placas. O nosso tinha mais ou menos 1,20 cm.
- Tinta PVA – mas pode ser qualquer outra tinta própria para madeira também.
- Pincel – Use um de ponta redonda com cerdas naturais. Mais fácil de se trabalhar
- Régua e folha sulfite
- Água e um pano de limpeza
A REALIDADE nua e crua sobre esse tutorial
- A quantidade de informações que constarão nessa placa, ficam a seu critério. Mas seja razoável: imagine um monte de gente parada em frente a ela lendo uma cacetada de mensagens! Uma muvuca a toa! Ela serve para descomplicar sua vida e a da sua assessoria e não o contrário.
- Como fiz no Power Point para virar a palavra (Passo a passo) – Abra o programa e crie um novo arquivo. Escreva a palavra, escolha um tamanho que ocupe bem todo o papel e uma fonte. Depois vá em Formatar – Girar Objetos – Mais opções de rotação – Efeitos (o losango do meio) – Rotação 3D – e na Rotação X, no lugar do 0º escreva 180 e aperte Enter. Quando você precisar mexer na palavra e clicar sob ela, ela ficará na orientação normal. Clicando fora, ela volta a ficar ao contrário. Essa é a forma de se fazer no Windows 8.
- Se você tiver dificuldade, outra versão do Windows ou não tiver Power Point instalado em seu computador para fazer o efeito espelhado em suas palavras, recomendo pesquisar no Google como fazer ou pedir ajuda de alguém. Eu não posso, infelizmente, ajudar caso por caso, tudo bem? <3
- Abaixo deixo uma imagem com o nome de cada fonte que eu usei, caso você queira usar as mesmas. Se você não as tiver instaladas no seu computador, pesquise no site do DaFont. Mas saiba que, quanto mais manuscrita (desenhadinha) for sua letra, mais difícil será pintar certinho. Experimente variar a quantidade de fontes como eu fiz. Visualmente fica bem interessante.
- Cara…a parte mais difícil, com toda a certeza, é a de transferir a tinta do papel para a madeira. Você precisa deixar a madeira ÚMIDA e não encharcada! No momento de colocar um pouco mais de água sobre o papel e passar a mão, é a mesma coisa: umedeça os dedos e faça movimentos SUAVES! Se você usar muita água, além de rasgar o papel, vai fazer com que as letras saiam todas borradas na madeira. Tenha CALMA e PACIÊNCIA!
- Espere secar um pouco antes de começar a pintar. Uns 10 minutinhos tá bom. Deixe a folha da palavra a sua frente para ajudá-lo(a) a se guir.
- Qualquer coisa, passe numa gráfica e peça para imprimirem as palavras em formato adesivo. Você cola na madeira e ZAZ!
- Não seja rígido(a) demais consigo mesmo(a): pinte com calma, colocando uma música alegre e agradável de fundo, para ajudar a pintar tranquilo(a). Se você não tiver muita paciência e pintar com muita pressa, vai c*g** tudo! hauahauhauahauahuahua (desculpa!).
- Espere secar algumas horas, ou até mesmo de um dia para o outro, e, se precisar, dê uma segunda mão de tinta nas letras. Enfeite à vontade mas com parcimônia: Muitos enfeites roubam a atenção das orientações escritas.
- Se você não encontrar madeiras com essa aparência mais rústica, você pode tentar uma das técnicas de envelhecimento de mentirinha contidas nesse site.
Onde encontrar os materiais?
Cê não precisa comprar madeiras, doido(a)! Passe em uma serralheria perto de você e peça gentilmente madeiras velhas, do descarte, pra você. Eles devem ter uma pilha enorme! Se jogue. Caso resolvam te cobrar, negocie um preço camarada ou use ripas de caixote mesmo, por exemplo. Minhas tintas e pincel encontrei na loja virtual da Casa da Arte.
– Pincel Confort Redondo Condor – Ref. 225
– Tinta PVA da marca Glitter (mas pode ser de qualquer outra marca. Usei cor branca)
– Minha base para scraapbooking cor de rosa é da Toke e Crie
– Meu avental cor de rosa é da Casa da Arte 🙂
Deixo nossas fotos e mais algumas vindas do Pinterest para encher sua caixola de ideias.
Inspiração
Curtiram? Quem vai fazer? o/
Aliás, se tem alguma Ana aí que vai se casar com um Rafael nessa mesma data e tem festa pra lá e cerimônia pra cá, estou doando! hahahaha. Aproveite o final de semana para liberar o carpinteiro que existe em você e divirta-se 😉
Beijos e até semana que vem com mais um tutorial!