Hoje é dia de colocar a casa em ordem por aqui !

Na semana passada estávamos conversando sobre como organizar as coisas do casamento em um grupo de noivas de uma rede social em que estou inscrita. Surgiram muitas conversas sobre as agendas das noivas que se encontra por aí, mas eu particularmente nunca me senti plenamente atendida por elas, então desenvolvi meu próprio método “carolinístico” de organizar as coisas, como diria o Paulo, meu noivo.

O que acontece com as agendas ? Em primeiro lugar elas me ofereciam pouca mobilidade. São encadernadas então eu corria o risco de acontecer como nos tempos de escola com o caderno de 10 matérias (quem não os usou ?! Rs), acabariam as folhas de um item e de outro sobraria, e eu teria que arrancar de um lado e colocar de outro… isso seria ruim para mim porque eu perderia folhas avulsas.

Outra questão da falta de mobilidade das agendas é a impossibilidade de guardar coisas nela. Vamos pensar na hipótese de ir a um casamento e me apaixonar pelo roteiro da cerimônia, como eu o guardaria nessa agenda ? Impossível !!! Só colando.

Além disso eu não gosto das páginas e páginas gastas com informações que não me seriam úteis… Estamos na era digital e eu encontro isso tudo na ponta dos dedos usando a Internet !

No fim das contas tem ainda o preço, nada convidativo. Algumas chegam a custar mais de 100 reais !!! E qual a solução ? O “Método Carolinístico” mega econômico de organizar o casamento !!! Hehe…

Não vou dizer que foi pura inspiração de noiva, eu somei a minha organização pessoal com a forma como a Cris começou a organizar as coisas quando começou com a assessoria do meu casamento. Achei que ficaria legal.

Eu comprei um desses fichários brancos de PVC lindos que estão a venda nas papelarias e vários plásticos para pasta tamanho ofício e com plástico grosso.

Aqui vai uma dica, parece frescura o plástico grosso, mas conforme você mexe na pasta eles serão importantes para manter as coisas em ordem, o fininho estraga e você acaba gastando mais para trocar no meio do caminho.

A organização do fichário ficou assim (pela ordem dos plásticos):

  1. Capa bonitinha com noivinhos e a data do casamento, afinal de contas toda noiva tem direito a algumas frescuras ! É quase uma licença poética.
  2. Relação de fornecedores: Relacionei em uma tabela o nome, telefone, pessoa de contato, serviços prestados e observações para cada fornecedor que contratei. Facilita muito na hora de ligar para alguém ou ter uma visão geral do que está pronto.
  3. Relação de padrinhos e madrinhas com seus telefones. Isso é importante para passar para a sua assessora, ela pode precisar no dia do casamento se alguém estiver atrasado. Vale a pena ir anotando aos poucos para não se desesperar na última hora, acredite!
  4. Mapa dos salões de festa: nesse mapa eu sinalizei os pontos principais como banheiros, cozinhas, portas de acesso e fui dispondo alguns ambientes da festa. Fica mais fácil planejar tudo com uma visão da planta. Eu fiz em escala (coisa de gente neurótica mesmo, assumo !!!) porque facilita pensar nas proporções. Essa planta é importante quando você vai acertar as coisas com os fornecedores. O decorador precisa ter claro onde estará a pista para planejar as coisas de forma adequada conforme você pedir. Depois que tudo estiver pronto eu vou fazer cópias e entregar para todos os fornecedores, assim fica tudo alinhado.
  5. Listas de compras a serem feitas: marquei nas listas os itens que preciso de cada local (25 de março, mercado, tecidos, etc) e coloquei os preços estimados, para ter idéia quando for efetivamente comprar.
  6. Lista das músicas da cerimônia: Anotei nome da música, intérprete, tempo que ela será tocada e tempo da música. Essa lista será fornecida para a empresa que vai executar e para a assessoria, assim ficam alinhados.
  7. Músicas da Recepção: Apenas as músicas dos momentos protocolares, como brinde, entrada na festa, primeira dança, abertura da pista, etc.
  8. Check List: Eu mesma montei um cronograma um ano antes do casamento e fui acompanhando, assim eu tenho idéia de como estão as coisas, se estão atrasadas ou não. Facilita muito. Existem alguns já prontos disponíveis na Internet
  9. Material gráfico
  10. Lembrancinhas

Daí para frente eu fiz um plástico para cada fornecedor, dentro deles estão o contrato e os e-mail´s trocados (os relevantes, não todos porque seria insano demais…rs…). O que é importante guardar são as referências para aquele fornecedor, assim fica tudo juntinho.

Coloquei também uma etiqueta que tem o nome e telefone do fornecedor.

Os fornecedores são:

  • Igreja
  • Padre (será um amigo da família do noivo)
  • Assessoria completa
  • Assessoria do dia (Como eu mesma estou fazendo com a Cris a organização do meu casamento, precisei contratar outra pessoa para o dia, já que eu serei a noiva e ela é a irmã da noiva)
  • Buffet
  • Fotografia (minha paixão entre os fornecedores)
  • Decoração de flores da festa
  • Decoração de flores da igreja
  • Música e iluminação festa
  • Música cerimônia
  • Listas de presentes (cada lista um plástico)

Além do fichário eu tenho uma caderneta de bolso, daquelas pequenininhas que parecem um caderno mesmo. Nela eu anoto os contatos de todos os fornecedores (mesmo vestido, onde comprei algumas coisas, endereços…), e todas as informações que eu posso precisar a qualquer momento. Fica fácil porque eu não preciso andar com o fichário o tempo todo e correr o risco de perdê-lo, e também é mais fácil mexer na caderneta. Ela serve pra guardar as listas de coisas pendentes e cotar preços também. Uma facilitadora enorme !

Com esse Kit Carolinístico eu me viro bem, tenho tudo organizado e fácil. Ajuda muito e faz com que você possa ter uma visão mais global do seu casamento e das coisas que estão acontecendo para que ele seja simplesmente lindo !!!

Gostaram ? Então corram para a papelaria mais próxima e montem o seu sistema !! Depois venham contar como fizeram !

Beijocas

Carol