Olá olá! Que bom que você está aí 🙂
Significa que está mesmo pronto(a) para mudar sua vida em 2014, tornando-se uma pessoa mais organizada. Ou então por que achou que tinha Casamento Real e Econômico hoje, né? HAHAHAHAHA.
Brincadeira!
Como eu disse no post introdutório dessa série, espero caminhar junto com vocês por um ano de amadurecimento, onde uma vida mais organizada, nos ajudará não só a casar com economia como também conquistar nossos MAIORES objetivos. Basta se manter firme e focado.
E hoje eu quero falar para vocês do Método GTD que conheci no início da minha jornada e tentar explicar da forma mais fácil e prática quem ele é e como você irá inseri-lo no sua nova rotina or.ga.ni.za.di.nha hahahaha.
Vem comigo!
Método GTD (GTD = Getting Things Done) é um método de gerenciamento de tempo e tarefas. Ele se baseia no seguinte: Você precisa tirar suas tarefas da mente para registrá-las em algum lugar para não esquecê-las e focar em realizá-las.
Faz sentido pra você que vive querendo lembrar das coisas mas não consegue? Que roda roda roda o dia todo e não faz metade da metade do que poderia/deveria fazer?
No Brasil tem um livro chamado “A Arte de Fazer Acontecer“ do escritor, e criador do método, David Allen que trata sobre o GTD. Recomendo a leitura para quem quiser se aprofundar mais no assunto mas, no geral, o livro de David Allen, sugere que você compre um fichário para guardar seus projetos (ou tenha um virtual), disponha de pastas, agenda e um arquivo de referências rápidas com 43 pastas suspensas (!!!) para os 12 meses do ano + 31 dias. Algo MUITO minucioso e avançado.
Confesso que me desanimou quando lí sobre e por pouco não desisto. Foi quando passei a ler com mais frequência o blog Vida Organizada e acompanhar todas as dicas da Thais que me libertaram da desorganização mas também de um método maçante.
Então eu fiz como ela e simplifiquei o Método GTD para o meu dia a dia e abaixo explico como:
Que pode ser seu e-mail, sua caixinha de correio em casa, um lugar na sua mesa de trabalho onde as pessoas deixam tarefas pra você, um folheto interessante que você recebe na rua, uma agenda ou caderno onde você anote informações. Caixa de entrada é onde você RECEBE informações.
Se a resposta for NÃO, você tem três alternativas:
- Jogar Fora;
- Arquivar (Um dia quem sabe eu precise disso, mas não agora);
- Programar para rever mais tarde (chamamos de Arquivo de Referência Rápida). Eu guardo numa pasta chamada “Suporte a Projetos”.
Se sua resposta for SIM, você deve avaliar se dá pra fazer em até 2 minutos.
- Se sim, então faça AGORA
- Se NÃO me diga:
- Tem mais de uma etapa para fazer acontecer? Sim? Então é um Projeto de vida.
- É pá pum? Resolve numa tacada só? Então é uma Tarefa do dia a dia.
Não são só viagens e filhos. Tudo o que demanda mais de uma ação é um projeto. Seja pesquisar sobre fornecedores de casamento na internet, seja fotografar e depois editar, seja organizar o almoço de domingo para a família (onde você precise fazer compras e preparar algumas coisas com um dia de antecedência) e etc.
O próprio nome já diz. É tudo isso que você chega até a anotar por aí: Ligar para a fulana, comprar pão, ler 20 minutos de um livro por dia e etc.
Tudo isso parece complexo mas não é, pois o método se baseia em coisas que você já faz, mas sem regras e lógica. Quer ver como é simples?
Tenho que fazer algo a respeito? Não? Então beleza: tomo medidas rápidas.
E essa é a forma que EU, Sammia, aplico o GTD no meu dia a dia. Agora você deve estar se perguntando:
É exatamente isso que começo a ensinar nos próximos posts 😀
Por enquanto eu quis te apresentar ao método que mesmo a primeira vista pareça difícil ou esquisito, é totalmente o contrário e salvará sua vida da bagunça e do desânimo. Please, não desista agora! Prometo que você vai amar e me agradecer pelas mudanças que virão.
Eu também sei que hoje em dia existem muitos sites que nos ajudam a organizar o casamento de forma dinâmica e rápida mas a minha proposta com tudo isso é que você não seja refém de um único recurso e também não abandone a organização logo após seu casamento, afinal de contas, é quando começam outros desafios.
Te vejo na próxima.
Beijos!