26 Jan

Tutorial: Faça seu convite de casamento

Aieee moçada! Demorou mas chegou: Um faça você mesma meu amor de convites de casamento \o/

Deu um trabalhão, mas valeu a pena. Ficou cheio de imagens também, mas juro que é simples de entender. Deixei nesse formato bem detalhado que é para evitar muitas dúvidas e também separei em duas partes: Uma de hoje e outra de sexta-feira que é pra não cansar. Sem mais delongas, bora lá!

***

Sobre o Photoshop

Quando eu dei outros tutoriais de Photoshop, disse que indicaria onde fazer o download do programa caso vocês não pudessem comprar. Que aconteceu? Cairão de pau em cima de mim dizendo que eu incentivei a pirataria. Bom, cada um cada um e cada lei com seu respeito. Eu tenho minhas idéias e convicções sobre isso que podem perfeitamente estar erradas, por isso tomei a decisão de respeitar as leis sobre downloads e não divulgar mais essa prática. Logo, se você não tem condições de pagar mais de R$ 2000,00 (!!!) reais num programa como esse você tem duas opções: Ou vai se virando com editores online como o Pixrl ou o Picnik, ou então você dá uma passada numa barraquinha mais perto de você e garante o seu Photoshopinho maneiríssimo (Você não leu isso aqui, ok? =P)

Mas vamos lá. Abra o seu Photoshop e dê uma boa olhada na carinha dele. Em português ou em inglês às funções são as mesmas.

Mantenha a calma antes de começar a trabalhar. Pode parecer mas o PS não é um bicho de sete cabeças. Relaxe e não perca a paciência. Se der algo errado tem sempre como corrigir. Ok? Então vamos começar

Passo 1

Nós vamos criar um modelinho de exemplo qualquer só para que você aprenda a mexer. Depois você vai aprender a mudar fontes, tamanhos e etc. Então, clique em ARQUIVO (File) – NOVO (New). Na sequência vai aparecer pra você a seguinte tela:

Passo 2

Já deu um medinho? Relaxa…vamos às mudanças:

- Altere o nome para um que você queira. Vamos chamar o nosso de Convite de Casamento

- Abaixo vem a largura. Mude a sua para 21. Abaixo a Altura. Mude a para 15. Na frente das medidas mude para cm (Centímetro). Fica mais fácil para saber o tamanho da sua impressão, quando a for fazer). Só clicar em Ok. Vai ficar assim:

Víu a setinha vermelha? Então clique em Maximiza para que ela fique feliz e seu trabalho mais fácil

Passo 3

Agora vamos arrumar as coisas para que fique mais fácil acompanhar as mudanças conforme elas acontecerem. Veja:

Depois de maximizar sua imagem você vai clicar alí naquela letrinha A. Quando aparecer o quadrinho ao lado dela, você irá clicar nele e movê-lo para este quadro grande ao lado até que apareça SOMENTE UMA LINHA AZUL. Apareceu? Então pode soltar o quadrinho.  Olha só:

No fim, tem que ficar tudo como essa imagem aí de cima. Joia?

Passo 4

Hora de começar a brincadeira de verdade! Está preparada? =)

Como eu disse no começo do post, ele está dividido. A parte de hoje vai te ensinar como escrever no convite. A parte dois vai te ensinar a decorar seu convite. Então vamos lá escrever:

Agora você vai clicar, lááá no canto esquerdo do programa na letrinha T. Clicando uma vez você vai notar que já ouve uma mudança nas suas ferramentas lá em cima, e clicando mais uma vez irão aparecer 4 opções. Para fazer o convite vamos trabalhar apenas com a primeira. Pode clicar nela.

Percebeu que apareceu um pontinho lá no seu convite em branco? Ele é seu texto.

Agora é só digitar. Mas antes deixa eu te mostrar as opções de fonte que você tem

Estas opções já estão pré-instaladas. Na parte dois do post eu ensino como você instala novas fontes. Vamos usar qualquer uma hoje só de exemplo. A próxima seta mostra onde você pode ajustar o tamanho, a outra a orientação do texto (Centralizado, a direita ou a esquerda) e a última onde você muda a cor da fonte.

Passo 5

Agora que você selecionou a fonte digite qualquer coisa. Vamos começar escrevendo uma frase de chamada neste convite:

BUNITA essa frase hein, que tal? Bom, se você quer outras sugestões não tão boas quanto essa minha (Cof cof cof, hahahahaha!!) Vejas as 200 sugestões que a Mahrcinha do Nerds in Love deixou aqui.

Bom, tá vendo aquela setinha vermelha? Ela está mostrando o que você deve fazer após todas as vezes que você digitar um texto: Renomear a camada. Tem que renomear tá? Isso te ajuda a se localizar depois. Vai por mim. Mais pra frente vou ensinar a agrupar as centenas de camadas que formos criando.

Passo 6

Bom, agora você vai continuar escrevendo. Depois que você criou a frase você precisa saber como vai ser seu convite: Se vocês estiverem pagando tudo, são vocês (os noivos) que vem primeiro. Se forem os pais, serão eles. A Cintia do Planejando Meu Casamento deixou 4 modelos que você pode baixar aqui. Eles vão te ajudar com os dados que você precisa colocar no seu convite. No exemplo que eu dou hoje, quem vai convidar serão os noivos, então o nome deles vem primeiro, seguidos do nome dos pais e os dados do casamento.

Bom, você não pode sair digitando loucamente. Antes de continuar com as outras frases no convite você vai fazer o seguinte:

Clique naquele cadeadinho e arraste o para a lixeirinha. Depois de fazer isso você vai conseguir passar pra próxima etapa. Então é essencial!

Agora você vai digitar o restante das frases do convite como se fossem blocos. Por exemplo: O nome do seu pai é um bloco, o da sua mãe outro bloco. A mesma coisa pros nomes dos seus sogros. Depois tem o bloco com os dados do endereço e data do casamento e um bloco para cada endereço dos pais abaixo dos dados da festa. Pegaram? Se não, olhe o exemplo:

Isso significa que cada bloco desse será digitado separado do outro. Pra fazer isso é só clicar em qualquer lugar do espaço em branco que vai aparecer mais um pontinho preto indicando que você já pode escrever de novo.

“Aaaaaah, mas o pontinho não está no lugar que eu queria!!”

Calma. Tá vendo que tem uma cruzinha agora em baixo do seu ponteiro do mouse? Ela significa que você pode mover o texto que escreveu. É só clicar e arrastar segurando pra onde você quiser.

PS: Não se esqueça de que cada bloco desse gerou uma CAMADA (Layer) lá no menu a direita, olha lá. Cada camada gerada é necessário no final RENOMEA-LA. Para isso clique duas vezes sobre ela e dê o nome que quiser.

Passo 7

Depois que você digitou tudo e moveu cada bloco para o seu lugar ele deve ficar assim:

Entretando você vai notar que estará lotado de CAMADAS (Layers). Vai ficar com aquela cara de bagunça.

Pra arrumar você clica naquela pastinha alí embaixo para criar um NOVO GRUPO.  Vai aparecer aquela outra pastilha alí no meio, olhá lá. Ela se Chama: Agrupar 1.

Agora você vai arrastar cada CAMADA (Layer) para dentro dessa pastinha, assim

E PRONTO!!!

Olha só o resultado final que alegria!

Pasta Agrupar 1 arrumadinha com todos as CAMADAS (Layers) e o seu convite com cara de semi pronto. Achou difícil? Não né? A explicação é que foi longa e detalhada, mas para que ninguém se perdesse. Dividir a explicação em duas partes é melhor para as dúvidas também.

Bom agora vamos salvar nosso trabalho né? Vá lá em ARQUIVO (File) e clique em SALVAR COMO (Seve as)

Deixe selecionada a primeira opção PHOTOSHOP (*PSD *PDD), depois dê um SALVAR. Se aparecer alguma mensagem depois é só confirmar.

Agora te vejo na sexta-feira, onde eu vou te ensinar a mudar letra, enfeitá-lo e dar dicas de como imprimi-lo =]

Beijos!

Leia Também

Comments

comments

Por Sammia

Saiba Mais sobre o Autor

Posts Relacionados

Comentários

  1. Melbrazil diz:

    Garota, vc é d+!!! Nem acredito q vc deu uma aula d photoshop em um post. MENINAS, SIGAM O CONSELHO, EU FIZ DA MINHA IRMÃ MAIS VELHA E O RESULTADO FOI PERFEITO!!! Dps é só imprimir em papel perolado, sei lá. Eu q dei de presente, então, fiz no Corel Draw, exportei como pdf, alinhei tudo. Comprei a folha perolada em papelaria, dps fui em uma gráfica d um amigo onde imprimiram, dps fui em outro lugar d outro amigo q cortou todos para mim. Dps fiz um furinho e amarramos um lacinho. hahaha
    Deu certo =D e saiu por um ótemo preço…tipo, menos de 300 reais.

  2. Marcela diz:

    Seu blog é muito bom, parabéns!

  3. Eli diz:

    Menina que empenho!!
    Parabéns, eu nunca vi ninguém com tanta paciencia pra ensinar photoshop!

    Bjs

  4. Dani diz:

    Que bacana esse tutorial!!

    E eu acho que tenho as mesmas convicções que vc a respeito de downloads de programas, séries e etc…rs

    bjim!!

  5. [...] This post was mentioned on Twitter by merenguedoces, papodenoivas. papodenoivas said: Excelente, Sam!! RT @casandosemgrana Novo post no #CSG: Tutorial: Faça seu convite de casamento http://migre.me/3Kr09 http://fb.me/zzEdIMjY [...]

  6. Ai Sam, passar por aqui é ter a certeza de aprendizagem e diversão!
    Amei a frase viu?!Super profunda rsrsrsrs
    Vou até declamar para o amore mais tarde =P
    Beijocas♥

    1. admin diz:

      Olha aí gente, a Laís é uma pessoa que super me entende! Hahahaha
      Beijos linda =D

  7. Juliana diz:

    Pessoa, você não existe rsrsrs
    Amei, claro que vou tentar fazer, na pior das hipóteses, o noivo faz kkkkkkkkkk
    Brigadíssma…
    Ansiosa pra saber decorar…
    ps: essa frase é um luxooooooooooooooooo
    kkkkkkkkkkkkk
    bj
    ah, e o vestido? alguma solução?

  8. Dayana diz:

    Meninas!!!

    Quero casar mas estamos sem granaa!!! rs
    Eu to rindo, pq chorar não adianta nada mesmo rs

    Eu simplesmente adorei a dica do convite, e com certeza será adotada por mim!

    Queria uma ajuda quanto a site para cria”uma pagina da noiva”

    Meninas quem quiser me add no MSN para dividir emoções, ou dividir essas sensações malucas que só mesmo nós noivas sentimos..o email e msn é dayanalady_almeida@hotmail.com

    Obrigada Lindaaa pelas dicas do convitee!!!

    Meninas que Deus nos abençõe durante essa longa caminhada e que nos ilumine muito!

    Obrigada a todas!!!!

  9. Denise diz:

    Oi Flor!!! Eu justamente estou fazendo o meu e fiz no Word… Que trabalho do cão!

    Nem tinha pensado nessa opção do photoshop!!! Fiz o save the date nele… rs

    Qual a versão do PS que vc tá usando no tutorial? Que tudo, tenho a 7.0 acho mto simples e chatinha… tenho uma outra aqui em ingles e não consegui me dar bem…

    Tow esperando pela segunda parte!!!

    Abraços!!!!

    Ahhhhh e sobre o lance da pirataria, tem mta gente chatona, que fala um mooooonte e blablabla, e vai ver o windows que tá usando é falseta tb… rs

    Outra, vc só enquadraria na lei da pirataria, se vc ganhasse algum valor por essa divulgação, como vc só comentou o assunto, ninguem tem que encher o saco… Afinal, compra falseta ou original quem quer… vc não obrigou ninguém a fazer né???????????

  10. Janaína diz:

    Sam vc é demais!!!!!! E claro que vou fazer meus convites. Mesmo com todo carinho do mundo sabemos que ele vai parar no lixo no final das contas! E não é justo gastarmos uma fortuna…. Beijos

    1. Lilian diz:

      Concordo plenamente!!!

  11. Marci - Noivinha Capixaba diz:

    Samm,

    Muito legal o post de hoje.

    Quais são as medidas para um convite tipo carteira?

    bjos

    1. admin diz:

      Oi Marci

      Vou falar de medidas no próximo post. Beijocas!

  12. Emilli Sousa diz:

    Lindonaaa.
    Passa lá no meu cantinho pra pegar um sleinho que eu separei pra vc..
    Xeruuu

    1. admin diz:

      Só faltou o endereço dele florzinha ;)
      Beijos!

  13. Lilian diz:

    Adorei, já tinha decidido que não gastaria grana com os convites. Com suas dicas ficou mais fácil.

    Parabéns!!!

  14. Érica diz:

    Oiii, adoro seu blog! Obrigada por dividir tanta coisa conosco, seu blog tem me ajudado muuuito na organização do meu casório.
    Agora vou tentar dar minha pequenina contribuição nesse ótimo tutorial.
    Pode parecer besteira mas pode fazer toda diferença no final. Na hora de configurar o arquivo (passo 2) é preciso colocar tb 300dpi e CMYK. Pq essas configurações que estão na imagem são pra internet e dependendo da forma de imprimir pode detornar o convite que foi feito com tanto carinho.
    Sorry a chatice rss.
    Parabéns pelo post!

    1. admin diz:

      Obrigada pela dica Érica =D eu estava com dúvidas sobre o formato na hora de salvar mesmo!!
      Beijos

    2. Paula Chaves diz:

      o cmyk, EU CONSEGUI achar, agora 300dpi não. Por favor preciso de ajuda!!! paulachavess@gmail.com

  15. Clarisse diz:

    Sam, mto obg mesmo! Deve ter dado uma trabalheira danada fazer esse post! Estou ansiosa pelo post da sexta feira!
    bjs!

  16. Mariana diz:

    Olá! Como alternativa ao Photoshop, tem o GIMP que é opensource (www.gimp.org). Tem versão em português nesses sites de download (baixaki, superdownloads etc). Nunca usei Photoshop Ipor causa do preço), então, não posso comparar os dois, mas o GIMP edita imagens que é uma beleza. Costumo fazer scrapbook digital com ele (retocar fotos, adicionar imagens) e sempre dá certo. Se o usuário tiver tempo e paciência para aprender a usar o programa, acho que é melhor do que comprar um pirata. Além disso, ele tem um monte de tutoriais pela internet, que ajudam bastante quando a gente quer aprender a fazer alguma coisa nova. Beijinhos!

    1. admin diz:

      Oi Mari!

      Eu conheço o Gimp, aliás lá em casa onde tem meu marido que usa software livre, o Gimp também tem seu espaço. Mas eu achava ele meio “diferente” e talvez um pouco complicado de usar. Por isso apelo pro meu PS de sempre. Mas gostei da dica…bom saber que ele funciona igual. Valeu!!

  17. [...] Tutorial: Faça seu convite de casamento [...]

  18. [...] porque este discurso? Por que simplesmente esta semana recebi muitos emails depois da publicação dos tutoriais de convites, onde noivinhas mostraram seus talentos na confecção dos seus convites de casamento. [...]

  19. Dayane Souza diz:

    Amei esse blog!
    Ainda mais que sou super econômica e gosto de fazer as coisas manualmente ou pelo pc, mas sendo eu mesma!
    Dá um orgulho danado!
    Fora a economia né!
    E nem sou noiva ainda viu, mas já ando vendo o que poder e não vou poder fazer pro meu casório.
    E os convites, sou eu mesma que vou fazer!

  20. Thaís Frutuoso diz:

    Boa Noite!

    Seu blog é ótimo para quem não tem muita grana para um casamento perfeito!
    Amei todas as dicas e prometo voltar mais vezes!
    Me segue no meu blog também: http://isdecorarte.blogspot.com/

    Abraço!

  21. Graziela Lanes diz:

    estou amando esse site… q benção

  22. janaina diz:

    querida, faz tempo que estou ligada no seu blog!!!
    sempre com altas dicas!!! parabéns!!!

    Entao… vou casar em 2013, e estamos economizando ao maximo para nosso casamento sair da forma que sonhamos…! afinal… namoramos faz 07 anos!!!
    entao resolvi participar de uma promo que esta rolando… só que sinceramente, nao sei se tenho chance…. digamos que as pessoas nao estao colaborando muito…. Mas nossa, se eu ganhasse iria economizar muito… ajudando no meu maior sonho…

    entao queria pedir sua ajuda pra votar na minha foto, se vc gostar, derrepente poderia até me ajudar pedindo votos pra mim….

    Bom… sei que é loucura minha pedir isso, mas nao custa tentar né?!
    De qualquer forma muito obrigada pela atençao e mais uma vez parabens pelo blog!!!

    ai vai o link da foto…
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=293117480709059&set=t.1386165384&type=1&theater

  23. Aline diz:

    me ajuda aquele A sumiu o que eu faço?

  24. Caroli diz:

    Olá, Sam! Muito bom o seu blog! Adorei!
    Vou demorar ainda para casar, mas eu além de querer economizar (seeempre!), adoro fazer trabalhos manuais e já estou com muitas idéias boas (inspiradas nas que você lança aqui no CSG!).
    Gostaria de perguntar a você, e às leitoras também, onde consigo encontrar envelopes para os convites… Existem uns super bonitos, com estampas florais, apenas na parte interna… Mas eu só acho em gráficas… gostaria de saber que são os fornecedores das gráficas… alguém aí sabe???

    Super obrigada!! Beijos!!

  25. Daniele diz:

    Posso falar? Tentei fazer no PS, porém quando imprimi ficou muito feio… Ai fiz no WORD! E deu super certo.

  26. Tai diz:

    Ta, que isso? Você é artista é? aheuaheuah Animal!!!!!!!!!!!!! Preciso desenvolver essa arte toda, sou um zero a esquerda para trabalhos manuais, e estamos bem na época dos convites! achamos uma gráfica que imprime a 75 centavos tamanho 14,5 por 19,5cm, colorido. mas queria muito um alto relevo, vou tentar essa técnica!

  27. Juliana diz:

    Sammia, você pode por favor me passar o link para baixar o programa, quero muito fazer os convites do meu casamento. Obrigada

  28. Karem diz:

    Muito bom essa aulinha adorei.

  29. [...] começar, faça a arte do convite. A Sam já ensinou AQUI, AQUI e ainda deu vários exemplos, como nesse post AQUI. Para ter os mesmos formatos do que eu [...]

  30. Bruna Helen diz:

    Olá amores, sou leitora assídua do blog, porem é a primeira vez que comento. Estou com uma dúvida, como devo escrever convite, pois já temos uma filha, a cerimônia vai ser realizada no local da.festa será um casamento católico e nos já moramos juntos, o que escrever nesse convite, que informações devo dar, como dar dicas da pessoas nos presentearem se já temos tudo? Por favor me ajudem. E em breve mando meu relato pri casamento econômico .

  31. A-M-E-I o post!!! Que explicadinho e o humor foi hilário, um tutorial muito gostoso de aprender, e fiz meu convite!! Mas falta saber como colocar as imagens para decoração… não encontro a continuação!

  32. [...] Casando sem grana: casandosemgrana.com.br [...]

  33. Aninha diz:

    Sam mulher, que blog é esse? Ameeeeei s2
    Estou lisa e quero convites com cara de rico para o meu casamento kkkkk pode um negocio desse?, dicas super ótimas!!!!
    Beijooooos linda ;*

  34. Mira Melke diz:

    Oi Sam, me permite dar uma dica?

    Acho que as pessoas são mais acostumadas com o pacote do office e criei um post sobre fazer convites no power point utilizando fontes inclusive para os desenhos.

    O endereço é esse aqui: http://clubenoivas.com/2012/05/11/faca-seus-convites-parte-3-fonte/

    Acho que pode ajudar quem tem dificuldade em trabalhar com photoshop e programas de edição de imagens.

    Um beijo! Mira

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sammia
41 Comentários