Biscoitos amanteigados são um dos meus doces favoritos! Foi a primeira receita que me levou para a cozinha e uma das que desafiam minha capacidade de comer de modo controlado. Por isso eles foram escolhidos para iniciar essa série de renda extra para o casamento, depois do primeiro post onde ensino quanto cobrar pelos itens que pretendo colocar a venda.

Na última Bienal, comprei um livro ótimo com várias receitas incríveis, o “1001 cupcakes, biscoitos e outras tentações” da editora Parragon. Quando vi essa receita nele, achei perfeita para compartilhar com vocês, por ser muito versátil. A massa tem um toque sutil de noz-moscada e permite várias opções quanto ao sabor, pois para fazer uma nova opção basta acrescentar ¼ de colher de chá de outra especiaria (ah, esses biscoitos ficam um delícia com gotas de chocolate). O biscoito é levemente crocante na mordida e desfaz na boca ao degustar. O ideal é que fique fora da geladeira para não comprometer sua textura. Tem ótima durabilidade, conserva-se em local bem fechado – como em um saquinho – e dura até 15 dias mantendo essa textura.

Ingredientes

  • 175g de farinha de trigo
  • ¼ de colher de chá de noz-moscada
  • 115g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 50g de açúcar

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180°C
  2. Em um recipiente grande, peneire a farinha e a noz-moscada
  3. Acrescente a manteiga e amasse até obter uma farofinha
  4. Coloque o açúcar e misture até uma massa uniforme que desgrude das mãos
  5. Enfarinhe uma bancada, e polvilhe um pouco de farinha por cima da massa, para que seja mais fácil estendê-la. A massa é bem delicada, por isso você precisará polvilhar farinha em todo processo. Se preferir, pode abrir a massa dentre dois pedaços de papel manteiga ou plástico filme.
  6. Coloque os biscoitos em uma forma forrada com papel manteiga
  7. Leve para o forno por aproximadamente 6 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas.

Rendimento e ideias de variação

Uma receita rende 336g de massa. Como tinha um pouco de chocolate em casa, dividi a massa em dois e acrescentei 30g de chocolate meio amargo picado a metade da massa.

Estava animada com a nova receita, então testei fazer os biscoitos em 3 formatos: cortei a massa sem chocolate com um cortador oval de 3,5 cm de diâmetro, o que me rendeu 41 biscoitinhos. Na outra metade, utilizei um cortador de flores, com 5cm de diâmetro, e por cima coloquei pedacinhos de chocolate, nesse formato obtive 15 biscoitos. No último, misturei as gotas de chocolate a massa e fiz pequenas bolinhas, o que me rendeu 10 no total. Assim, uma massa rendeu 66 biscoitinhos deliciosos 🙂

Uma dica importante: se você optar por fazer biscoitos com pedacinhos de chocolate, a minha dica é utilizar o formato de bolinhas, pois assim você não se preocupa em como o calor influencia na embalagem. Fora que quando seu cliente morder o biscoito, as gotinhas de chocolate estarão derretidas ♥

Como comentei, você pode criar novos sabores acrescentando especiarias, mas também pode trocar a noz-moscada por outro elemento aromático, como raspas de laranja e ainda acrescentar gotinhas de chocolate branco ou do seu chocolate preferido. Faça testes, avalie como é o paladar dos seus clientes – se preferem algo mais ou menos doce – e elabore biscoitos incríveis (e não se esqueça de voltar para contar como foi a experiência).

Boas vendas!

Veja também: Renda extra para o casamento | Quanto cobrar pelos meus itens?